PORTFÓLIO: UMA FERRAMENTA AVALIATIVA PARA AMPLIAÇÃO DA APRENDIZAGEM CONTÍNUA E FORMATIVA NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

  • Fabrício leo alves Schmidt Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Paola Colbeich Souza
Palavras-chave: Curso técnico em enfermagem, Portfólio, Formação de docentes, Avaliação formativa, Reflexão pedagógica

Resumo

O curso técnico em enfermagem é reconhecido por sua busca pela qualidade e eficácia no aprendizado por meio de vivências teórico-práticas. A formação de enfermeiros docentes torna-se essencial para a aplicação adequada desses alicerces de aprendizagem, requerendo práticas pedagógicas adequadas e técnicas didáticas inovadoras. Com as constantes mudanças na educação técnica, novas práticas avaliativas, como o uso do portfólio, têm sido implementadas. O portfólio pode ser aplicado em todas as etapas do aprendizado teórico-prático na formação de estudantes de enfermagem. Ele se torna uma ferramenta de avaliação que possibilita o autoconhecimento e um conhecimento amplo e multidisciplinar. Os professores têm a responsabilidade de orientar os alunos na seleção de materiais significativos para a elaboração do portfólio, permitindo que os alunos desenvolvam suas habilidades de forma independente. A importância deste trabalho está na oportunidade de oferecer aos docentes e alunos do curso técnico em enfermagem uma avaliação formativa, baseada na participação e na reflexão contínua e conjunta. Isso permite uma aproximação da autoavaliação, integrando teoria e prática no contexto das organizações didáticas pedagógicas. A formação de docentes enfermeiros é fundamental para garantir um processo educativo de qualidade, alinhando o que é ensinado com a forma como é avaliado. O uso do portfólio como instrumento de avaliação proporciona vantagens, como a reflexão sobre o progresso dos alunos e a aproximação entre professores e alunos. Além disso, o portfólio permite que os alunos construam seus conhecimentos de forma autêntica, refletindo sobre suas experiências ao longo do curso. Em conclusão, a formação de docentes enfermeiros desempenha um papel crucial na formação qualificada dos estudantes de cursos técnicos em enfermagem. O uso do portfólio como ferramenta de avaliação promove a reflexão, a participação ativa dos alunos e a adaptação às mudanças na área da saúde. Isso resulta em um processo educativo mais eficaz e satisfatório para todos os envolvidos.

Publicado
08-02-2024