PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

DAS PERCEPÇÕES TEÓRICAS À VIVÊNCIA DA PRÁTICA

  • Giuli Santos Amaral Universidade Federal da Fronteira Sul
  • João Lopes do Prado Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Laercio Francisco Sponchiado Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Eloi Pedro Fabian Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Programa de Residência Pedagógica, Educação, Formação Docente, Práticas Pedagógicas

Resumo

Tema: A reflexão sobre a vivência dos bolsistas residentes do PRP e do professor preceptor da escola de Educação Básica onde acontece o PRP.

Problemática: Qual a contribuição do PRP tanto para os discentes em seu processo de formação inicial, como para o professor da educação básica no que se refere a sua formação continuada.

Objetivo geral: Destacar as atividades e as percepções realizadas pelos discentes na Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Germano Imlau, orientados pelo Coordenador do Residência Pedagógica do Núcleo da Filosofia e pelo professor preceptor da escola, além de apresentar algumas análises sobre as experiências durante a regência dos bolsistas em sala de aula.

Justificativa: O resumo justifica-se pela necessidade de refletir e anunciar o resultado dessa reflexão, reforçando a importância do PRP para a formação inicial dos futuros professores e para a formação continuada dos professores da educação básica.

Resultados alcançados:
- conhecimento do contexto escolar por parte dos futuros professores, que será o lócus por excelência da profissão docente, possibilitando-lhes a experiência da docência já na formação acadêmica, potencializando o assumir da profissão com maior clareza, experiência, autonomia e confiança ao entrar na sala de aula.
- troca fecunda de saberes entre os discentes e os professores preceptores, pois aqueles são portadores de novas perspectivas, olhares e metodologias na abordagem dos conteúdos, enquanto estes, por sua experiência em sala de aula, podem contribuir para o assumir da profissão docente de forma mais consciente.
- reafirmação da importância de programas como o PRP para a formação tanto inicial dos futuros professores, como para a formação continuada dos professores das escolas de Educação Básica. Como forma de garantir uma educação mais humana, acessível, eficiente e democrática.

Publicado
08-02-2024