PRÁTICA DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS CONTO E CHARGE PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Caroline Taís Link Universidade Federal Da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo
  • Keslin Corrêa dos Santos Galarça Universidade Federal Da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo
  • Márcia Alves da Silva Hening Universidade Federal Da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo
  • Jeize De Fátima Batista Universidade Federal Da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo
  • Ana Cecília Teixeira Gonçalves Universidade Federal Da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo

Resumo

     O texto descreve uma experiência educacional realizada em 2023 no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo foi desenvolver uma sequência didática sobre ética e honestidade para alunos do 9º ano. A metodologia envolveu atividades de leitura, discussão e produção textual, com foco no desenvolvimento de habilidades críticas dos alunos. Os resultados indicaram que a sequência didática foi eficaz na promoção do interesse e compreensão dos alunos. O PIBID proporcionou uma valiosa experiência prática para os bolsistas, preparando-os para se tornarem futuros professores alinhados com as diretrizes educacionais.

Publicado
02-02-2024
Seção
Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores - Relato de Experiência