O DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO EM SALA DE AULA:

PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE OPINIÃO COM O TEMA “PADRÕES DE BELEZA

  • Giovana Freitas da Silva
  • Laura Schmitt Pereira
  • Ana Cecília Teixeira Gonçalves
  • Jeize de Fátima Batista
Palavras-chave: Padrões de beleza, Artigo de opinião, Prática pedagógica

Resumo

Este relato apresenta uma prática pedagógica desenvolvida durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação da Docência (PIBID) no curso de Letras: Português e Espanhol, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo. A proposta desenvolvida é colocada em prática em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental, em que trabalhamos as características sociodiscursivas do gênero artigo de opinião a partir da temática “padrões de beleza”. Tem como objetivo desenvolver o pensamento crítico dos alunos e a produção textual, seguindo as características do gênero. Buscamos, também, abordar a influência da mídia na construção desse padrão, com foco nas redes sociais e influenciadores digitais. A metodologia utilizada foi de natureza aplicada, efetivando os conhecimentos oriundos da pesquisa teórico-metodológica desenvolvida ao longo do programa no contexto real do ambiente escolar, ou seja, na sala de aula. Dessa forma, a prática está sendo realizada em uma turma de nono ano de uma escola pública de Cerro Largo/RS. A nossa intenção com a prática pedagógica é desenvolver a leitura, a interpretação e a produção de texto, através do tema “Padrões de Beleza: sociedade e seus estereótipos”, promovendo o pensamento crítico e o desenvolvimento discursivo. Acreditamos que a elaboração e a aplicação dessa prática pedagógica contribui significativamente no processo de formação docente das bolsistas. Ademais, esperamos auxiliar no desenvolvimento do senso crítico dos estudantes e no entendimento do gênero artigo de opinião para a produção textual, que será reunida posteriormente em uma revista para a escola.

Publicado
08-02-2024