A ESTRUTURA DAS CONSTRUÇÕES TÓPICO-SUJEITO:

UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA

  • Yan Dos Santos Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Isabela Lopes Pederneira
Palavras-chave: Linguística, Cartografia Sintática, Educação Linguística

Resumo

As similaridades das estruturas de sujeito e de construções tópico-sujeito levaram as perspectivas formais a focalizar seus estudos na diferenciação de tais artefatos linguísticos, bem como na promoção de uma interface com a Educação Básica, uma vez que esses fatos da língua são estudados no ensino primário. O trabalho tem como objetivo além de evidenciar as incoerências da Gramática Tradicional na conceituação do elemento sujeito, também propor uma análise de estruturas topicalizadas fundamentada no Programa Cartográfico de Gramática Gerativa. A metodologia empregada é a pesquisa bibliográfica, com foco em comparar a Gramática Tradicional na conceituação de “sujeito” e as perspectivas das teorias linguísticas modernas. A hipótese é de que os conhecimentos metalinguísticos das teorias formais possam levar luz para explicações mais coerentes com o conhecimento interno do falante que passa pelo processo de escolarização. Ademais, propõem-se como metodologia práticas didáticas no ensino de sentenças que contenham tópico, com o arcabouço da Aprendizagem Linguística Ativa, que promove o uso de materiais manipuláveis nas aulas de gramática, a fim de oferecer o exercício de metacognição no ensino de língua. Espera-se assim, para tanto, um ensino de Gramática pautado na reflexão linguística, em que os discentes da Educação Básica vejam-na como objeto de estudo científico.

Publicado
08-02-2024