A PRÁTICA DE DOCÊNCIA EM FORMAÇÃO

O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR

  • Tamires França Universidade Federal Da Fronteira Sul
  • Andresa Weiss Rambo
  • Bruna Zimmer
  • Ana Cecilia Teixeira Gonçalves
  • Jeize de Fátima Batista
Palavras-chave: Prática educação língua portuguesa

Resumo

Neste relato, relatamos nossa experiência como futuros docentes na área de língua portuguesa, com o intuito de mostrar a experiência vivida em sala de aula, onde tivemos a oportunidade de trabalhar com a turma do 6° ano. Iniciamos nossa regência em 28 de junho, encerrando em 12 de julho de 2023, abordando o tema "Povos Indígenas". Essa escolha se deveu à alteração do Dia do Índio para o Dia dos Povos Indígenas, marcando uma mudança cultural significativa. Também destacamos a importância de chamar os Indígenas pelo nome, rejeitando o termo "Índio". O objetivo da nossa prática pedagógica foi instigar a curiosidade dos alunos, promovendo o conhecimento, análise e debate sobre a cultura e parte da história dos povos indígenas para também levar aos alunos estímulos para que se tornem leitores críticos. Para dar conta dos objetivos propostos,  usamos as teorias de Rojo( 2004), Valle ( 2007), Solé (1998), Freitas (2013), entre outros.

Publicado
08-02-2024