MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EM FOCO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Authors

  • Tânia Vorpagel Vogt Universidade Federal da Fronteira Sul

Keywords:

Análise de Conteúdo, Educação Matemática, Concepções

Abstract

Este resumo apresenta resultados de pesquisa que trata das temáticas Modelagem Matemática, Formação de professores e Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na forma de um estudo de revisão cujo objetivo consiste em compreender as concepções de Modelagem Matemática e Educação Ambiental nos textos publicados nos Anais do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática que aconteceu de forma on-line em 2022. Para tanto a seleção dos textos realizou-se a partir do Eixo 08 que trata da Modelagem em Educação Matemática. Este eixo apresenta 32 textos na forma de Relatos de Experiências – RE e Comunicações Científicas - CC. A partir da leitura dos textos foram selecionados os que continham no título, no resumo ou no corpo do texto os seguintes indicadores: Educação Ambiental (4 textos), Formação de professores (6). Entretanto, ao usar as duas expressões concomitantemente não identificou-se nenhum trabalho. Assim, o corpus de análise é constituído por 10 textos, sendo (4:10) RE e (6:10) CC. A análise dos dados segue os procedimentos da Análise de Conteúdo – AC a qual perpassa por três etapas: a pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A AC evidenciou que as pesquisas centram seus objetivos em: Modelagem Matemática e no ensino de Matemática. Os sujeitos das pesquisas são em sua alunos dos Anos Iniciais (1:10) e Anos Finais (4:10) do Ensino Fundamental e Matemática (3:10), professores da Educação Básica (2:10). Em relação ao objetivo das pesquisas, estes possuem como foco Conhecimento matemático para o ensino e a prática de modelagem matemática (2:10), Modelagem Matemática em atividades de conversão (1:10), Contribuições para formação do estudante no desenvolvimento de uma prática de modelagem (1:10), Aprendizagem de Matemática mais interessante e motivadora (1:10), Compreensões dos alunos considerando a relação custo x benefício (1:10), Vivenciar o desenvolvimento de atividades e de elaborar Projetos de Modelagem (1:10), Análise de contribuições do Projeto de Extensão e criação de Núcleo de Pesquisas em Modelagem Matemática (1:10), Relação de vivência no curso de licenciatura e as suas propostas como professor (1:10) e Experiência teórico-prática-metodológica da Modelagem Matemática (1:10). Em relação à concepção de Modelagem Matemática e Educação Matemática os autores mais citados são Jonei Cerqueira Barbosa (6:10), Maria Salett Biembengut (5:10), Rodney Carlos Bassanezi (4:10), Lourdes Maria Werle de Almeida (2:10), Dionísio Burak (2:10), Regina Helena de Oliveira Lino Franchi (2:10), Tiago Emanuel Klüber (2:10) e Rodolfo Eduardo Vertuan (2:10) e à concepção de Educação Ambiental autores citados são Fernanda Seidel Vorpagel (1:10) e Rosangela Inês Matos Uhmann (1:10).

 

Published

03-06-2025