A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DAS QUATRO HABILIDADES COMUNICATIVAS VOLTADAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS

Autores

  • Maria Eduarda Linhares Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo
  • Gabriel Bandeira do Amaral Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo
  • Luana Braga Liscano Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo
  • Profa. Dra. Angelise Fagundes Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Língua Adicional, Ensino e Aprendizagem

Resumo

O Centro de Línguas da Universidade Federal da Fronteira Sul (CELUFFS), campus Cerro Largo, é um espaço institucional, dedicado à docência das línguas espanhola e portuguesa, bem como a oferta de monitorias no que diz respeito aos estudos desses idiomas. Diante de um corpo educando plural, composto por indivíduos pertencentes às comunidades acadêmica e externa, são ofertados, neste sentido, cursos com caráter de cunho diversificado e abrangente. No que se refere ao público-alvo da Universidade, o notamos como diverso, pois este é composto por interessados nos estudos de línguas adicionais, caso do espanhol, e essencialmente alunos internacionais, e indígenas brasileiros, que majoritariamente possuem línguas originárias como idiomas maternos, no caso da língua portuguesa. A partir de tal abrangência, ponderamos como visceral a imersão integral das quatro habilidades comunicativas através de uma visão sociocultural. São elas: leitura, escrita, fala e escuta, a fim de promover os processos de ensino e aprendizagem, a partir de uma perspectiva crítica e complexa, de forma contextualizada, que englobe, ademais do ensino da língua em seus caracteres mais profundamente linguísticos, os aspectos sociais e interculturais intrínsecos às situações reais de uso da língua. Doravante, como professores de línguas em formação, pontuamos a necessidade de abordar tal tema, sob uma ótica condicionada aos fatos efetivamente vivenciados no cotidiano de uso das línguas, por parte dos sujeitos envolvidos nos processos educacionais referidos, tanto para utilizá-los em contextos formais e não-formais, quanto para promover a inclusão linguístico-cultural  de tais indivíduos. Neste sentido, Vilson J. Leffa e Valesca B. Irala contribuem em nossos estudos de aperfeiçoamento de conduta educacional, uma vez que fundamentam, no que se refere aos processos de constituição e aquisição de línguas adicionais, com a relevância das quatro habilidades supracitadas. Ademais, preconizamos em nossa conduta, o que Gilvan Müller de Oliveira pontua, em relação aos direitos basilares do aprendizado de línguas não maternas, a partir de seu caráter opcional para aprender uma língua adicional. Assim, visualizamos a consonância de tais ponderações e contribuições com as propostas já elencadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, de modo a fomentar e enriquecer a compreensão, análise e disseminação do ensino de línguas com ênfase nas quatro habilidades.

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Publicado

03-06-2025