OFICINA DE POLIMINÓS NO UFFS PORTAS ABERTAS UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Palavras-chave:
Jogos, Geometria , Quebra-Cabeça , MatemáticaResumo
O presente resumo tem como objetivo apresentar uma breve análise da experiência dos acadêmicos do Curso de Matemática Licenciatura, matriculados no componente curricular de Laboratório de Educação Matemática e Docência II. A experiência é referente a uma oficina sobre Poliminós realizada com alunos do Ensino Médio, durante o 2° semestre de 2024. A oficina fez parte das atividades desenvolvidas pelo evento organizado pela universidade, denominado “UFFS de Portas Abertas”, sendo realizada no Laboratório de Ensino de Matemática, nos três turnos, utilizando como materiais peças de Poliminós, construídas pelos próprios acadêmicos. Poliminós são figuras planas formadas pela junção lateral de quadrados idênticos, sem que se sobreponham. Na educação matemática, atuam como material manipulável para aprimorar a percepção espacial e a visualização de formas por meio de desafios de montagem e reorganização. Ao agrupar ou separar peças, os estudantes investigam processos de composição e decomposição, reforçando conceitos de congruência e transformações geométricas. Essas atividades também ilustram como diferentes arranjos, com igual quantidade de quadrados, podem resultar em áreas e/ou perímetros equivalentes, aprofundando a noção de medida. Ademais, ao resolver esses encaixes em equipe, incentiva-se o raciocínio lógico, a criatividade e a colaboração, tornando o estudo da geometria mais dinâmico e envolvente. Durante a atividade, os alunos do ensino médio foram expostos a diversos desafios relacionados aos Poliminós, enquanto os acadêmicos puderam vivenciar o ambiente escolar e a dinâmica de uma sala de aula. A experiência proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de ter contato com o dia a dia de uma sala de aula, como a interação entre os alunos e o professor, e a percepção de que nem sempre o planejado ocorre como esperado. Os alunos do ensino médio demonstraram grande entusiasmo com os desafios propostos e os acadêmicos se sentiram muito satisfeitos com o resultado da oficina, apesar do receio inicial de falar em público e da falta de experiência prévia. A oficina sobre Poliminós, mostrou-se uma experiência enriquecedora tanto para os acadêmicos de matemática quanto para os alunos do ensino médio. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar e aprimorar suas habilidades de comunicação e didática, enquanto os alunos do ensino médio puderam aprender sobre um tema interessante de forma lúdica e interativa. Acreditamos que atividades de extensão deveriam ser continuadas e expandidas, como forma de complementar a formação dos acadêmicos e contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem. Enfim, a experiência com a oficina sobre Poliminós demonstrou o potencial da curricularização da extensão como ferramenta de ensino-aprendizagem e de formação de futuros profissionais da área de matemática.