ANÁLISE DA POTENCIALIDADE DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

Palavras-chave:

Recursos didáticos, Games no ensino, Práticas pedagógicas

Resumo

Os jogos didáticos (JD) são uma alternativa interessante para os professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) na busca por atrair a atenção dos estudantes para conteúdos científicos de difícil compreensão. Para isso, os JD constituem uma potente ferramenta didática, promovendo a participação em grupo e desenvolvendo a comunicação, a cooperação e a capacidade de elaborar estratégias para a resolução de problemas. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as abordagens e metodologias dos JD no ensino de CNT, presentes no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo, seguindo as etapas de pré-análise, exploração do material e interpretação dos dados. Na primeira etapa da pesquisa, utilizamos os descritores “games e Ensino de Ciências” e “jogos didáticos e Ciências da Natureza”, com recorte temporal entre 2020 e 2023. Foram encontrados 103 trabalhos, dos quais 30 foram selecionados para análise. Como resultado, observou-se que 83,33% dos jogos eram físicos como dominós, jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e jogos de cartas, sendo aplicados majoritariamente em conteúdos de Biologia, que representaram 66,67% dos trabalhos. Já os jogos digitais corresponderam a 16,67% e foram utilizados em conteúdos de Química, como distribuição eletrônica e propriedades coligativas, utilizando metodologias como quizzes e RPG digitais. Como conclusão, a análise dos direcionamentos metodológicos associados ao uso de JD no ensino de CNT possibilitou identificar as intencionalidades pedagógicas dos docentes, assim como as metodologias que utilizam ao aplicar os jogos em sala de aula. Os resultados evidenciaram que os jogos que possuem metodologias tanto de competitividade quanto colaboração apresenta potencial positivo no processo de aprendizagem dos estudantes. Do mesmo modo, identificamos alguns desafios apontados pelos professores nos trabalhos, como a dificuldade de planejamento, tempo para confecção dos JD, além das lacunas na aprendizagem ao longo da jornada escolar dos estudantes. Outro ponto que destacamos, foi falta de JD que abordassem a temática da representatividade feminina na Ciência, ressaltando a necessidade de desenvolver JD que valorizem as contribuições científicas de mulheres na História da Ciência.

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Publicado

03-06-2025