OS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) E A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Sandra Wirzbicki
  • Lucas Lafaiete Leão Lima Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ensino de Ciências, Formação de Professores, Pesquisa

Resumo

Os Programas de Educação Tutorial (PET) atuam nas universidades brasileiras, desenvolvendo atividades que integram Pesquisa, Ensino e Extensão. Essas práticas visam fortalecer a formação inicial dos bolsistas, incentivando-os a investigar diferentes temas de pesquisa, aprofundar-se nos conteúdos estudados, elaborar estratégias e planejamentos de ensino, e divulgar os conhecimentos produzidos junto à comunidade escolar por meio de ações extensionistas. Este estudo tem como objetivo investigar como a comunidade petiana tem desenvolvido recursos pedagógicos voltados para a educação infantil. Para isso, foram analisadas as atas dos anais do Encontro Nacional dos Programas de Educação Tutorial (ENAPET) referentes aos últimos dez anos (2014-2024). Na busca pelos trabalhos utilizou-se os descritores "recursos didáticos e educação infantil", sendo realizada a leitura completa dos textos que continham esses termos. A Análise de Conteúdo foi utilizada para organizar os dados obtidos, seguindo três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Na pré-análise, fizemos a leitura integral dos trabalhos para identificar a temática abordada, resultando na seleção de quatro estudos. Durante a exploração do material, buscou-se identificar assuntos comuns entre os trabalhos, além da abordagem principal, que eram os recursos didáticos. Os trabalhos encontrados foram distribuídos em apenas três atas, correspondentes aos anos de 2014, 2020 e 2023. Embora tenham sido encontrados outros estudos, eles não atenderam ao objetivo deste trabalho. Em relação aos cursos participantes do PET, identificaram-se dois principais: História (1:4) e Pedagogia (3:4). O maior número de contribuições da Pedagogia pode estar relacionado à habilitação para os anos iniciais, característica que diferencia essa licenciatura de outras, como História, contudo, abordagens desse tipo são possíveis. As atividades relacionadas aos recursos didáticos abordados são de assuntos diversos. No curso de História, por exemplo, foram realizadas oficinas de leitura em uma escola de educação infantil. O objetivo era incentivar a leitura e aprimorar a alfabetização das crianças. Já no curso de Pedagogia, as iniciativas incluíram: a criação de recursos didáticos alternativos para melhorar a linguagem escrita e o processo de aprendizagem; o uso de recursos audiovisuais para discutir temas como desenvolvimento social, afetividade e inclusão com crianças dos Anos Iniciais; e o desenvolvimento de um jardim sensorial como recurso pedagógico interdisciplinar, promovendo atividades de ensino integradas à natureza de forma sustentável e inclusiva. Diante do exposto, observa-se o baixo número de atividades dedicadas à criação de recursos didáticos voltados para a Educação Infantil, especialmente no que diz respeito ao Ensino de Ciências (EC). Apenas uma das iniciativas propostas esteve relacionada com a temática da sustentabilidade, alinhando-se às interfaces do EC. Essa lacuna evidencia a necessidade de mais investigações sobre o tema e reforça a importância de um olhar mais atento à educação infantil por parte da comunidade petiana.

Downloads

Publicado

03-06-2025