UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DO TEMA EDUCAÇÃO SEXUAL NO LIVRO DIDÁTICO “CIÊNCIAS: VIDA E UNIVERSO” – 8° ANO
Palavras-chave:
Sexualidade, Prevenção, Diversidade, ISTs, BNCC.Resumo
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Prática de Ensino: Currículo e Ensino de Ciências, na 3ª fase do curso de Ciências Biológicas com objetivo analisar de que forma o conteúdo sobre educação sexual é abordado no livro didático "Ciências: Vida e Universo" (8º ano, FTD, 2022), considerando aspectos relacionados ao conceito de sexo, sexualidade, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e respeito a diversidade. A relevância da temática se dá pela necessidade de uma educação sexual clara, ética e inclusiva no ambiente escolar, conforme diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente a habilidade EF08CI11. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa com base na análise documental, baseada na ferramenta de busca “Ctrl + F” para localizar a palavra-chave “sexo” ao longo do livro disponível publicamente em pdf. Essa palavra foi selecionada por seu caráter central e abrangente no contexto da educação sexual. O levantamento resultou em 72 ocorrências da palavra distribuídas em diferentes seções do livro. Os trechos encontrados foram lidos, analisados e organizados segundo a temática abordada, como: diferenças biológicas entre os sexos (incluindo cromossomos e puberdade), prevenção de ISTs, atividades lúdicas e pedagógicas, e diferenciação entre os conceitos de sexo e sexualidade. Entre os resultados, destaca-se que o livro apresenta uma abordagem ampla e respeitosa, tratando o tema com clareza e sem tabus. O conceito de sexo é contextualizado tanto nos aspectos biológicos quanto nos sociais e afetivos. O conteúdo destaca, por exemplo, as diferenças entre cromossomos sexuais (XX e XY), as transformações corporais na puberdade e as formas de prevenção de ISTs, incluindo o uso correto de preservativos. Há também propostas pedagógicas como criação de jogos e oficinas científicas que tratam de forma didática e reflexiva as múltiplas dimensões da sexualidade humana. O material reforça a distinção conceitual entre sexo e sexualidade, sendo esta última tratada como um conceito mais amplo, relacionado a emoções, relações interpessoais e identidade. A análise conclui que o livro está em conformidade com os objetivos da BNCC e contribui para a promoção da saúde, do respeito à diversidade e da construção do conhecimento de maneira crítica e participativa. Além disso, este tipo de análise e atividade formativa desenvolvida proporciona ao professor subsídios didáticos e orientações claras sobre como trabalhar o tema com os estudantes, fortalecendo o papel da escola na formação integral do adolescente.