O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Keywords:
Atividade pedagógica; Reflexões; Criticidade; PNLD.Abstract
O presente resumo acadêmico busca demonstrar a incidência de atividades que desenvolvam o Pensamento Crítico (PC) presentes em livros didáticos de Ciências (LDC). A pesquisa tem como base uma análise documental de natureza qualitativa, desenvolvida com o livro “A Conquista”, o livro destinado ao sétimo ano do Ensino Fundamental e integrante do atual Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) vigente entre os anos de 2024 e 2027. O estudo foi realizado durante a disciplina “Prática de Ensino: Currículo e Ensino de Ciências” desenvolvida no 3° semestre do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, consistindo na identificação, análise e sistematização de atividades pedagógicas voltadas à promoção e ao desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. Para a obtenção dos dados foi realizada a busca dessas atividades em todas as páginas do livro, de maneira manual por meio de uma análise minuciosa de todo o conteúdo da obra e a partir da análise foi observada a presença de 17 páginas com atividades que atendam esse caráter de estimular o PC. A atividade escolhida como objeto de análise foi denominada “Reflexões”, sendo a que melhor atendeu os requisitos necessários, pois em suas diferentes aparições, aborda distintas estratégias pedagógicas para instigar o pensamento crítico dos alunos, como por exemplo: “analise o texto e discuta com o grupo”, “converse com um colega e responda”, “utilizando o que você já sabe, responda”, entre outras. Dentre esse tipo de abordagem podemos observar a presença de 26 atividades que abordam essas estratégias. Após a conclusão do estudo podemos constatar que mesmo existindo a presença dessas atividades pedagógicas que desenvolvam o “pensar” que é tido como fundamental para a formação de indivíduos capazes de tomar boas decisões e fazer escolhas embasadas em saberes científicos tendo em vista uma sociedade e um mundo mais esclarecido, ainda são poucas as abordagens encontradas nos LDC focadas no desenvolvimento do pensamento crítico, quando comparadas a incidência de outros tipos de atividades que possuem frequências altas, como, por exemplo, atividades referentes ao conteúdo apresentado pelo livro, as quais induzem os estudantes a responderem apenas replicando o aprendido, mas sem pensar profundamente sobre o assunto em questão, com isso não desenvolvendo essa competência do PC de forma direta para os alunos.