O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

Keywords:

Atividade pedagógica; Reflexões; Criticidade; PNLD.

Abstract

O presente resumo acadêmico busca demonstrar a incidência de atividades que desenvolvam o Pensamento Crítico (PC) presentes em livros didáticos de Ciências (LDC). A pesquisa tem como base uma análise documental de natureza qualitativa, desenvolvida com o livro “A Conquista”, o livro destinado ao sétimo ano do Ensino Fundamental e integrante do atual Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) vigente entre os anos de 2024 e 2027. O estudo foi realizado durante a disciplina “Prática de Ensino: Currículo e Ensino de Ciências” desenvolvida no 3° semestre do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, consistindo na identificação, análise e sistematização de atividades pedagógicas voltadas à promoção e ao desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. Para a obtenção dos dados foi realizada a busca dessas atividades em todas as páginas do livro, de maneira manual por meio de uma análise minuciosa de todo o conteúdo da obra e a partir da análise foi observada a presença de 17 páginas com atividades que atendam esse caráter de estimular o PC. A atividade escolhida como objeto de análise foi denominada “Reflexões”, sendo a que melhor atendeu os requisitos necessários, pois em suas diferentes aparições, aborda distintas estratégias pedagógicas para instigar o pensamento crítico dos alunos, como por exemplo: “analise o texto e discuta com o grupo”, “converse com um colega e responda”, “utilizando o que você já sabe, responda”, entre outras. Dentre esse tipo de abordagem podemos observar a presença de 26 atividades que abordam essas estratégias. Após a conclusão do estudo podemos constatar que mesmo existindo a presença dessas atividades pedagógicas que desenvolvam o “pensar” que é tido como fundamental para a formação de indivíduos capazes de tomar boas decisões e fazer escolhas embasadas em saberes científicos tendo em vista uma sociedade e um mundo mais esclarecido, ainda são poucas as abordagens encontradas nos LDC focadas no desenvolvimento do pensamento crítico, quando comparadas a incidência de outros tipos de atividades que possuem frequências altas, como, por exemplo, atividades referentes ao conteúdo apresentado pelo livro, as quais induzem os estudantes a responderem apenas replicando o aprendido, mas sem pensar profundamente sobre o assunto em questão, com isso não desenvolvendo essa competência do PC de forma direta para os alunos.

Author Biographies

  • Gabriel Kowalski, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Cerro Largo. Campus Cerro Largo - RS

    Graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências) da na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS 

  • Karim Herlen, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Cerro Largo. Campus Cerro Largo - RS

    Possui ensino médio -segundo grau- pela escola Estadual de Educação Básica professor Francisco José Damke (2020). É Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS, (2021 - 2024) onde atuou como Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências - SESu/MEC/FNDE) desde o ano de 2023, em que desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS, atuando na linha 2- Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e bolsista CAPES. Atua como pesquisadora na área de Educação, com Ênfase na Formação de Professores e na Investigação-Formação-Ação no Ensino de Ciências (IFAEC).

  • Roque Güllich

    Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ, Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA, Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Livro Didático, Formação de Professores, Investigação-Formação-Ação em Ciências, Narrativas e Pensamento Crítico. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor Sênior da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS. 

Published

03-06-2025