ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE LEITURA: A FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS NO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Pesquisa; Ensino; Aprendizagem; LeituraResumo
Este relato de experiência tem como base um projeto de pesquisa que teve como objetivo compreender o papel da leitura em sala de aula, especificamente durante as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, em duas escolas da rede pública do município de Cerro Largo — uma da rede municipal e outra da rede estadual — localizadas no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Sabe-se que a leitura é uma ferramenta de grande importância na formação dos alunos enquanto sujeitos autônomos, uma vez que pode ser compreendida como uma forma de interação verbal que possibilita o encontro de diferentes níveis de conhecimento, permitindo ao leitor construir o sentido do texto que lê (Kleiman, 2001), a relevância deste estudo está na necessidade de implementar novas metodologias de ensino e estratégias de incentivo à leitura em sala de aula, considerando sua importância na formação de cidadãos críticos e autônomos. A metodologia utilizada no projeto foi uma abordagem qualitativa, fundamentada na perspectiva teórica de autores como Coracini (2002), Freire (1983), Grigoletto (2002), Indursky (2001), Kato (1999), Kleiman (2000), Koch (1987), Leffa (1986), Solé (1998), Lins e Luna (2002), entre outros. Essa abordagem permite uma compreensão mais profunda das práticas de ensino da leitura em contexto escolar, explorando significados, interações e contextos sociais envolvidos no processo de aprendizagem. Durante a observação das aulas, foram coletados dados sobre os respectivos materiais didáticos utilizados, a condução das atividades e a participação dos estudantes, ademais, foram coletados e analisados, planos de aula utilizados nas respectivas escolas participantes do projeto, após a coleta de dados, foi realizada uma análise minuciosa dos materiais coletados, utilizando técnicas de análise qualitativa. Os dados foram organizados e categorizados de acordo com os temas relevantes para a pesquisa, como a natureza das atividades de leitura, o grau de interação texto-leitor-mundo, entre outros aspectos.