ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES ACERCA DO ESTÁGIO EM LÍNGUA PORTUGUESA III

Autores

  • Giovana Freitas da Silva UFFS - Campus Cerro Largo
  • Demétrio Alves Pz

Palavras-chave:

Estágio Curricular; Literatura; Docência.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a construção e a aplicação de duas propostas didáticas voltadas para o ensino de literatura, desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa III em Roque Gonzales, no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, em duas turmas da educação básica, na Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo. As propostas didáticas desenvolvidas visam valorizar a linguagem por meio de contos de duas autoras brasileiras, Lygia Fagundes Telles e Conceição Evaristo, nos quais trabalhamos a reflexão e a compreensão acerca de temas como machismo  e cotidiano, respectivamente. A literatura tem o poder de expandir a imaginação dos estudantes. Ao ler histórias com personagens, cenários e situações inventadas, os alunos exercem sua criatividade e desenvolvem o hábito de pensar de forma mais flexível. Para explorar os temas em sala de aula, utilizamos a sequência básica de Cosson (2009), na qual a aula de literatura é trabalhada a partir de quatro partes: motivação, introdução, leitura e interpretação, a motivação foi a leitura de uma reportagem e uma conversa inicial. Logo após apresentamos a autora para os alunos, sua biografia e obras, a fim de fomentar o interesse por ela e suas obras; Em seguida, a leitura foi realizada pela professora e acompanhada pelos alunos e, logo depois, os alunos  responderam questões de interpretação e realizaram a produção textual. Para realização das duas propostas didáticas, foram utilizados os apontamentos teóricos de Cosson (2009), no que diz respeito ao letramento literário do aluno, de Rouxel (2013), no que se refere aos aspectos metodológicos do ensino de literatura em sala de aula, Reyes (2012) e Jouve (2012), no que diz respeito ao lugar da literatura em sala de aula.

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Publicado

03-06-2025