ANÁLISE DA PRESENÇA DE TÓPICOS DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Keywords:
Material didático, Estratégias de ensino, ensino de ciências, Contextualização;, Análise documentalAbstract
Este trabalho foi desenvolvido no componente curricular “Prática de Ensino:
Currículo e Ensino de Ciências” e teve como objetivo analisar a presença de tópicos
relacionados à História da Ciência no livro didático “Superação - Ciências da Natureza:
7º ano” para o Ensino Fundamental, publicado pelo Ministério da Educação em 2023
e válido no PNLD (2024-2027). A partir da problematização sobre a escassa inserção
da História da Ciência nos materiais didáticos utilizados no Ensino Fundamental, a
pesquisa buscou identificar e caracterizar como essa abordagem é contemplada no
livro analisado. A metodologia utilizada foi a análisede qualitativa do documental de
natureza qualitativa, com base na leitura criteriosa de todo o material e posterior
seleção de trechos que evidenciam referências históricas sobre descobertas
científicas, desenvolvimento tecnológico e práticas de saúde. As páginas identificadas
como relevantes para a análise foram: 29, 209-210 e 233-235. Nessas seções,
observou-se a utilização de imagens de satélite para representar a evolução do buraco
na camada de ozônio (1979, 1989 e 2021), a discussão sobre o Protocolo de Montreal
e as mudanças tecnológicas em torno dos cloro-fluor-carbonados (CFCs), além de
textos que abordam a origem das vacinas, desde os experimentos de Jenner até os
avanços modernos em imunização. Também foram analisadas passagens que trazem
exemplos cronológicos de inovações tecnológicas na área da saúde pública no Brasil,
reforçando o papel da Ciência e da Tecnologia no bem-estar social. Como resultado,
identificou-se que, embora a presença da História da Ciência no livro não seja
sistemática ou aprofundada, ela ocorre de forma contextualizada em temas de
relevância social e ambiental, como saúde e meio ambiente.Tais inserções contribuem
para a compreensão do conhecimento científico como construção humana e histórica,
conectada a problemas reais e ao desenvolvimento da sociedade. Conclui-se,
portanto, que o livro analisado apresenta potencial para favorecer uma abordagem
crítica e contextualizada do ensino de Ciências, especialmente se essas passagens
forem exploradas de forma intencional pelo professor em sala de aula. Atividades
como esta favorecem a percepção crítica de futuros professores de Ciências,
mostrando o potencial formativo do componente “Prática de Ensino: Currículo e
Ensino de Ciências”.