A OCORRÊNCIA DE DISCRIMINAÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Djenyffer Raquel Wagner Kelm Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Karim Francini Herlen Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo https://orcid.org/0009-0006-1679-3692

Palavras-chave:

Preconceito, Estruturação Racial, Desigualdade, Escolas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar e contabilizar o nível de discriminação dentro do livro didático “Teláris Essencial” do componente de Ciências, ministrado para o 7° ano do ensino fundamental escrito e ilustrado por Fernando Gewandsznajder e Helena Pacca, publicado pela Editora Ática. A pesquisa foi realizada durante o componente curricular (CCR) Prática de Ensino: Currículo e Ensino de Ciências ofertado no curso de licenciatura em Ciências Biológicas, para a 3° fase do mesmo. A análise do Livro “Teláris Essencial Ciências” foi uma análise documental do tipo qualitativa em que pudemos observar a discriminação racial e de gênero realizada dentro do livro.  Por exemplo, ao longo do livro, podemos observar  imagens em que apontam quatro mulheres médicas e nenhum médico homem, duas atletas mulheres e nenhum atleta homem, uma mulher asiática e nenhum homem asiático, sendo que, essa escolha de imagens nos dá a falsa percepção de que o livro aborda as mulheres como seres de poder perante a sociedade, retirando-as do estereótipo de mulheres apenas como donas de casa e mães de família. Porém ao observarmos o livro de maneira mais detalhada, logo fica evidente a discrepância nas imagens, visto que as imagens seguintes apresentam seis mulheres professoras e apenas dois homens no mesmo cargo, oito homens quilombolas impondo seus direitos, porém, nenhuma mulher, dois pesquisadores homens e apenas uma mulher pesquisadora. A discriminação realizada no livro Teláris fica ainda mais evidente ao contabilizarmos homens e mulheres e negros e brancos, sendo que de todas as imagens observadas, temos apenas vinte mulheres, dentre essas, nove são negras e onze brancas, já no cenário contrário, observamos vinte e quatro homens sendo sete homens negros e dezesseis homens brancos. Além disso, observamos que, as pessoas negras presentes no livro são impostas como violentas, ao liderarem manifestações. Ainda, identificamos que não há médicos negros dentre as imagens. Outro ponto levado em consideração, é de que o cabelo das crianças negras aparece alisado ou cacheado definido, seguindo o preconceito com o cabelo crespo. Dessa maneira, compreendemos que o livro didático “Teláris Essencial” para o 7° ano é um livro que conta com diversos preconceitos velados, escondidos e ignorados pela sociedade em forma de preconceito já normalizado. Toda a organização do livro é pensada em preencher páginas, utilizando imagens e ilustrações inteligentes, inofensivas a observação e principalmente a percepção de crianças, seguindo pequenas normas éticas como apresentar imagens de mulheres ocupando cargos fora do padrão conservador, pessoas pretas em âmbito escolar e profissões. Porém, ele ainda assim emprega melhoria na escolha de imagens e ilustrações, visando a conscientização da população e a diminuição de casos de discriminação, sendo o primeiro passo nas escolas, visto que, a escola é a nossa sociedade.

Biografia do Autor

  • Karim Francini Herlen, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

    Possui ensino médio -segundo grau- pela escola Estadual de Educação Básica professor Francisco José Damke (2020). É Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS, (2021 - 2024) onde atuou como Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências - SESu/MEC/FNDE) desde o ano de 2023, em que desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS, atuando na linha 2- Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e bolsista CAPES. Atua como pesquisadora na área de Educação, com Ênfase na Formação de Professores e na Investigação-Formação-Ação no Ensino de Ciências (IFAEC). 

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Publicado

03-06-2025