O USO DE PODCAST NA DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
Resumo
A divulgação e popularização da ciência pode ocorrer por meio dos Recursos Didáticos Digitais (RDD), como, por exemplo, os podcasts, que, de acordo com a literatura, podem ser utilizados em sala de aula para apresentar informações e conteúdos sobre a ciência, entre outros assuntos. Eles permitem diferentes formas de apresentação e abordam temas e opiniões divergentes das visões dominantes. Esta é uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é desenvolver podcasts como recurso didático digital, a partir de temáticas em evidência, como a participação das mulheres na ciência ao longo da história. O encaminhamento metodológico do projeto será realizado em duas etapas. A primeira consiste em uma pesquisa qualitativa, sem recorte temporal, que identificou, na plataforma de Periódicos da CAPES, o que tem sido apresentado sobre o uso de podcasts no ensino de ciências. Os dados da pesquisa indicam que os podcasts são excelentes recursos didáticos para a divulgação científica; contudo, há poucos materiais publicados sobre mulheres cientistas. Além disso, foram identificados desafios na produção de podcasts, como a falta de recursos, infraestrutura e conhecimento técnico para a criação desse tipo de material. Os estudos analisados apontam a eficácia das gravações no aprendizado das crianças. No entanto, também evidenciam lacunas no processo, como a dificuldade em tornar o material acessível e útil para todas as formas de ensino e métodos de aprendizagem, já que os podcasts, em geral, não apresentam recursos adicionais como legendas ou tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), dificultando o acesso de alunos com deficiência ou dificuldades de concentração. A segunda etapa do projeto consiste na produção de podcasts com temas emergentes no ensino de ciências. Com este projeto, buscamos popularizar o conhecimento científico e apresentar aos professores, em formação inicial e continuada, um Recurso Didático Digital com potencial educativo, incentivando-os a produzir esse tipo de recurso com seus alunos.