O USO DE PODCAST NA DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA

Autores

  • Djenyffer Raquel Wagner Kelm Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo https://orcid.org/0000-0002-8018-3331

Resumo

A divulgação e popularização da ciência pode ocorrer por meio dos Recursos Didáticos Digitais (RDD), como, por exemplo, os podcasts, que, de acordo com a literatura, podem ser utilizados em sala de aula para apresentar informações e conteúdos sobre a ciência, entre outros assuntos. Eles permitem diferentes formas de apresentação e abordam temas e opiniões divergentes das visões dominantes. Esta é uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é desenvolver podcasts como recurso didático digital, a partir de temáticas em evidência, como a participação das mulheres na ciência ao longo da história. O encaminhamento metodológico do projeto será realizado em duas etapas. A primeira consiste em uma pesquisa qualitativa, sem recorte temporal, que identificou, na plataforma de Periódicos da CAPES, o que tem sido apresentado sobre o uso de podcasts no ensino de ciências. Os dados da pesquisa indicam que os podcasts são excelentes recursos didáticos para a divulgação científica; contudo, há poucos materiais publicados sobre mulheres cientistas. Além disso, foram identificados desafios na produção de podcasts, como a falta de recursos, infraestrutura e conhecimento técnico para a criação desse tipo de material. Os estudos analisados apontam a eficácia das gravações no aprendizado das crianças. No entanto, também evidenciam lacunas no processo, como a dificuldade em tornar o material acessível e útil para todas as formas de ensino e métodos de aprendizagem, já que os podcasts, em geral, não apresentam recursos adicionais como legendas ou tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), dificultando o acesso de alunos com deficiência ou dificuldades de concentração. A segunda etapa do projeto consiste na produção de podcasts com temas emergentes no ensino de ciências. Com este projeto, buscamos popularizar o conhecimento científico e apresentar aos professores, em formação inicial e continuada, um Recurso Didático Digital com potencial educativo, incentivando-os a produzir esse tipo de recurso com seus alunos.

Biografia do Autor

  • Eliane Gonçalves dos Santos , Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

    Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), com período sanduíche na Universidade do Minho (Braga, Portugal)(2018). Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico (2011) pela URI. Licenciada em Ciências Biológicas (URI) e Pedagogia (UNITER), Especialização em Interdisciplinaridade (FACIPAL). Já atuou como professora da Educação Básica. Atualmente professora adjunta de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo e docente permanente do Programa de Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências (PPGEC), atuando na pesquisa, extensão e docência, principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores, cinema e o ensino de ciências/biologia, educação em saúde, práticas pedagógicas. Coordenou os subprojetos PIBID/CAPES, Residência Pedagógica/CAPES (2018-2024). Coordena o subprojeto PIBID/CAPES Interdisciplinar (Bio, Fís, Quí). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) e do Grupo de Pesquisa em Educação em Saúde na Educação em Ciências (UFPR), com atividades interinstitucionais entre UFPR, UFFS, UNILA (Brasil) e UMinho (Portugal). Atualmente é Coordenadora Adjunta da Pesquisa e Pós-Graduação do campus Cerro Largo, RS (CAPPG-CL/UFFS).

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Publicado

03-06-2025