CURRÍCULOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: DIFERENTES FORMAS DA PRESENÇA DE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Educação Científico-tecnológica, Valores, CriticidadeResumo
Em uma sociedade marcada por rápidos avanços científico-tecnológicos, torna-se crucial que os cidadãos possuam uma compreensão básica desses conhecimentos para participar ativamente das decisões que moldam o futuro. Essa participação informada é essencial para evitar que escolhas importantes sejam restritas a grupos específicos, cujos interesses nem sempre refletem as necessidades da coletividade. Para que a voz cidadã seja relevante e ouvida, ela carece ser fundamentada em informações verídicas e princípios éticos, visando o bem-estar social. Nesse contexto, a educação, especialmente o Ensino de Ciências, desempenha um papel primordial ao incentivar os estudantes a se tornarem participantes críticos e reflexivos nas discussões envolvendo a tríade Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Diante dessa relevância, emerge a questão de pesquisa: Como e com quais objetivos as práticas educativas apresentadas em eventos da área de ensino de ciências têm sido desenvolvidas? Existe uma discussão sobre a influência de valores no direcionamento do desenvolvimento científico-tecnológico nessas práticas? Para investigar essa questão, realizamos uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, cujo corpus de análise foi constituído pelos anais de edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Encontro Nacional de Ensino de Química, Encontro Nacional de Ensino de Física e Encontro Nacional de Ensino de Biologia. A análise do corpus seguiu metodologicameste através da Análise Textual Discursiva, que envolve três etapas interconectadas a Unitarização: Leitura aprofundada dos textos e seleção de recortes significativos, denominados unidades de análise. A Categorização: Agrupamento das unidades de análise por similaridade temática, buscando identificar padrões e relações emergentes. Elaboração do Metatexto: Interpretação das categorias construídas, articulando uma nova compreensão do material analisado e respondendo à questão de pesquisa. A análise revela que as práticas educativas apresentadas nos eventos de ensino de ciências demonstram um esforço para atender a diversas demandas pedagógicas e formativas. Inicialmente, observa-se uma forte ênfase na formação de professores, abrangendo tanto o desenvolvimento de competências teóricas quanto práticas para o ensino de ciências. A Educação Ambiental também se configura como um objetivo central, frequentemente integrada a sequências didáticas focadas na promoção da sustentabilidade e da sensibilização ecológica. Ademais, constata-se a relevância da promoção de sequências didáticas que visam o desenvolvimento de competências CTS/CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), proporcionando aos estudantes uma perspectiva mais integrada e crítica sobre os potenciais impactos das inovações científico-tecnológicas na sociedade. A realização de análises documentais que exploram a interconexão entre ciência e sociedade, com foco na abordagem CTS/CTSA, também contribui para o fortalecimento de uma prática educativa que transcende o conteúdo disciplinar, buscando uma formação mais abrangente dos indivíduos. Em suma, compreendemos que o Ensino de Ciências no contexto CTS tem sido desenvolvido com o intuito de enriquecer a aprendizagem dos estudantes, indo além dos conteúdos tradicionais e buscando novas abordagens para temas consolidados. Para os professores em formação inicial, percebe-se a valorização da perspectiva CTS como um elemento importante para uma formação mais completa. De maneira geral, o conhecimento científico-tecnológico se apresenta como um potencializador de um ensino crítico e reflexivo, orientado por princípios éticos, sociais e ambientais.