A UTILIZAÇÃO DE ALMANAQUES, CATÁLOGOS E ENCARTES DIGITAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Adriana Falkowski Leimann Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Materiais didáticos pedagógicos, Objetos Virtuais de Aprendizagem, Divulgação Científica

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão presentes em quase todos os contextos nos dias atuais, na área de educação, mais especificamente, no ensino de ciências, podem promover distintos possibilidades na construção de conhecimentos. Considerando que o ensino de ciências carece de diferentes parâmetros e perspectivas, necessitando repensar o denominado ensino tradicional, muitas vezes, apenas mecanicista, passivo e acrítico em que não relaciona os aprendizados com a realidade dos estudantes. Diante disso, para despertar e/ou fortalecer o interesse pelos saberes que a ciência-tecnologia constituiu e ainda constitui, definimos para essa pesquisa, conhecimentos curriculares encontrados em ambientes virtuais que podem ser considerados como objetos de aprendizagem. O desenvolvimento de atividades de ciências nesses ambientes de ensino-aprendizagem podem propiciar a articulação de saberes, facilitando a interdisciplinariedade, reduzindo a fragmentação do conhecimento científico-tecnológico. Assim, esta pesquisa tem a finalidade, de maneira geral, identificar, caracterizar e analisar materiais didático-pedagógicos que se referem ao ensino de ciências, disponíveis em websites em língua portuguesa, que podem ser caracterizados como objetos virtuais de aprendizagem, propondo estratégias de sua utilização em sala de aula como, também, reunir os objetos identificados e dispostos em almanaques digitais já produzidos por projetos de editais anteriores. A partir de análise, a qual seguirá metodologicamente de acordo com a análise textual discursiva, está em construção um website que apresenta linguagem computacional básica da plataforma flipHTML5, permitindo acesso a diferentes meios de difusão de conhecimentos, sendo estes focados no atrativo audiovisual. Em relação ao produto de inovação tecnológica, será disponibilizado em um website gratuito em forma de um almanaque digital como estratégia de ensino-aprendizagem e de difusão de conhecimentos de qualidade, como um meio de buscar auxiliar alguma inexistência de laboratórios físicos de ciências, utilizar para a viabilidades de determinado experimento e/ou representar concepções abstratas. Dessa forma, os resultados até então, além da organização e edição dos conceitos para o catálogo digital, também já foi criada uma rede social a fim de divulgações científico-tecnológicas e para o fortalecimento do ensino de ciências. Por fim, é esperado que o almanaque seja utilizado para o auxílio no planejamento e implementação de aulas, visando instigar o gosto pela ciência-tecnologia e despertar o interesse/curiosidade pela mesma, levando a construção de conhecimentos.

Downloads

Publicado

03-06-2025