PRÁTICAS EDUCATIVAS DE ESTÁGIO NÃO FORMAL: PROBLEMATIZANDO SUSTENTABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Ensino de CiênciasResumo
O estágio de educação não formal é uma possibilidade de levar nossos conhecimentos acadêmicos para um ambiente ou momento que não seja o dito de educação regular, previsto na grade curricular de nossos cursos. Escolhemos para realização prática de estágio uma escola de ensino fundamental da rede pública de ensino da região missioneira, sendo em uma turma do primeiro ano para desenvolver, de forma interdisciplinar, temáticas que envolvem conhecimentos de matemática e física/ciências. Com foco em sustentabilidade, os temas escolhidos foram definidos a partir dos temas transversais da Base Nacional Comum Curricular, sendo eles a educação financeira e a educação ambiental, cujo principal objetivo é sensibilizar as crianças sobre a importância do consumo e descarte consciente para a preservação do ambiente em que vive, bem como, o planeta, também o entendimento e gerenciamento das suas futuras finanças, em que o objetivo é buscar desenvolver a autonomia, criticidade e criatividade nos aspectos cognitivo, social e emocional. As metodologias de ensino utilizadas são diversificadas, através de planejamentos escolares divididos em nove semanas com, no mínimo, trinta e seis horas/aulas. Com os conhecimentos de ciências desenvolveremos, utilizando linguagem de fácil entendimento, problematizações sobre consumo sustentável, consumo por impulso – consumismo –, mudanças climáticas, aquecimento global, reciclagem, resíduos sólidos e seu descarte, lixo produzido e separação adequada dos resíduos. Já, relativo a conhecimentos de matemática, esses versarão sobre economia, ordem de números, origem e evolução do dinheiro, função do dinheiro no cotidiano, importância de economizar e planejar gastos, reconhecimento de valores monetários, adição e subtração com números naturais, noções iniciais de orçamento pessoal e familiar, diferenciação de necessidades e desejos, contagem de dinheiro e comparação de quantidades. Por estarem em um período de alfabetização, será focado em atividades de escrita e leitura, mas também, serão desenvolvidas outras formas de atividades mais dinâmicas para aprendizagem como a simulação de um mercadinho, a criação de um jogo didático, uma brincadeira no pátio da escola e a confecção de um brinquedo reutilizando materiais de baixo custo.