ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS EM LIVROS DIDÁTICOS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FOCO

Autores

  • Guilherme Daniel Robe Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Giordani Miguel Schnorr Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Fabiane de Andrade Leite Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Obstáculos Epistemológicos;, Ensino de Ciências;, Pesquisa em Livros Didáticos;, Educação Socioambiental;

Resumo

Compreendendo a Educação Ambiental (EA) como um tema transversal do Ensino, se vê necessário explorar os Livros Didáticos (LD) de Ciências para identificar a presença de possíveis obstáculos epistemológicos bachelardianos. O seguinte texto apresenta uma pesquisa realizada em um livro de Ciências do 9° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Cerro Largo, na qual analisou-se o conteúdo do LD agrupando os excertos com a temática central de EA para identificar se haviam obstáculos e, em caso positivo, quais estariam em evidência.

Downloads

Publicado

03-06-2025