SABERES DOCENTES NOS ANAIS DO XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Matheus Henrique Lauermann UFFS
  • Dra. Danusa de Lara Bonotto Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Saberes docentes, Formação de professores, Educação Matemática

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender os saberes docentes a partir de uma análise dos trabalhos do XII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Parte-se da ideia de que ser professor vai muito além de dominar o conteúdo: é preciso transformar esse conhecimento em algo ensinável, adaptado ao contexto dos alunos. Nesse sentido, os saberes docentes são compreendidos como os conhecimentos que os professores desenvolvem ao longo de sua formação acadêmica e prática profissional. Eles não se limitam apenas ao conhecimento específico mas incluem também aspectos sociais, culturais e experienciais que se constituem e se transformam ao longo do exercício da docência. A pesquisa é de natureza qualitativa, com enfoque em um estudo de revisão. Foram analisados 16 artigos selecionados dos anais do XII ENEM, com base em dois critérios principais: presença dos termos “saberes” ou “conhecimentos” nos títulos e citação de ao menos um dos autores Maurice Tardif, Lee Shulman e Clermont Gauthier no desenvolvimento dos trabalhos analisados. Esses autores são referência na discussão sobre os conhecimentos necessários ao exercício da docência, e suas contribuições teóricas fundamentam as análises realizadas. Para examinar os textos selecionados, foi utilizada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin, que permite identificar categorias e padrões presentes nas produções. A partir dessa análise, percebe-se que os saberes docentes são frequentemente abordados como elementos fundamentais da formação profissional, e estão associados à prática reflexiva, ao saber experiencial e ao conhecimento construído coletivamente no cotidiano escolar. Os resultados mostram que há um reconhecimento crescente, por parte dos pesquisadores da área de Educação Matemática, da importância de valorizar os saberes que os professores constroem em sua trajetória. Esses saberes não apenas complementam os conhecimentos acadêmicos, mas são essenciais para lidar com os desafios da sala de aula e para promover um ensino com mais significado e contextualizado. Conclui-se que os saberes docentes são um campo em constante construção, e seu estudo é relevante tanto para a formação inicial quanto para a formação continuada de professores. Além disso, analisar como esses saberes são tratados em eventos acadêmicos permite identificar avanços nas reflexões sobre a prática docente e como os saberes docentes são utilizados pelos professores na sua atuação profissional em sala de aula.

Biografia do Autor

  • Dra. Danusa de Lara Bonotto, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS (2017), mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e graduada em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Atuou como docente nos níveis de ensino fundamental e médio e atualmente atua no ensino superior, sendo professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS, docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC, editora da seção Educação Matemática da Revista Insignare Scientia e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM. Coordenadora no estado do RS do Programa de formação continuada para profissionais da Educação Básica na perspectiva da Educação Integral em tempo integral. Possui experiência na área de Matemática e Educação Matemática com pesquisa principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de Matemática na educação básica e no ensino superior, modelagem na educação e formação inicial e continuada de professores.

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Publicado

03-06-2025