SABERES DOCENTES NOS ANAIS DO XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Saberes docentes, Formação de professores, Educação MatemáticaResumo
Este trabalho tem como objetivo compreender os saberes docentes a partir de uma análise dos trabalhos do XII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Parte-se da ideia de que ser professor vai muito além de dominar o conteúdo: é preciso transformar esse conhecimento em algo ensinável, adaptado ao contexto dos alunos. Nesse sentido, os saberes docentes são compreendidos como os conhecimentos que os professores desenvolvem ao longo de sua formação acadêmica e prática profissional. Eles não se limitam apenas ao conhecimento específico mas incluem também aspectos sociais, culturais e experienciais que se constituem e se transformam ao longo do exercício da docência. A pesquisa é de natureza qualitativa, com enfoque em um estudo de revisão. Foram analisados 16 artigos selecionados dos anais do XII ENEM, com base em dois critérios principais: presença dos termos “saberes” ou “conhecimentos” nos títulos e citação de ao menos um dos autores Maurice Tardif, Lee Shulman e Clermont Gauthier no desenvolvimento dos trabalhos analisados. Esses autores são referência na discussão sobre os conhecimentos necessários ao exercício da docência, e suas contribuições teóricas fundamentam as análises realizadas. Para examinar os textos selecionados, foi utilizada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin, que permite identificar categorias e padrões presentes nas produções. A partir dessa análise, percebe-se que os saberes docentes são frequentemente abordados como elementos fundamentais da formação profissional, e estão associados à prática reflexiva, ao saber experiencial e ao conhecimento construído coletivamente no cotidiano escolar. Os resultados mostram que há um reconhecimento crescente, por parte dos pesquisadores da área de Educação Matemática, da importância de valorizar os saberes que os professores constroem em sua trajetória. Esses saberes não apenas complementam os conhecimentos acadêmicos, mas são essenciais para lidar com os desafios da sala de aula e para promover um ensino com mais significado e contextualizado. Conclui-se que os saberes docentes são um campo em constante construção, e seu estudo é relevante tanto para a formação inicial quanto para a formação continuada de professores. Além disso, analisar como esses saberes são tratados em eventos acadêmicos permite identificar avanços nas reflexões sobre a prática docente e como os saberes docentes são utilizados pelos professores na sua atuação profissional em sala de aula.