CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (TPACK) NA ÁREA DE CIÊNCIAS NA AMÉRICA LATINA: PANORAMA INICIAL

Autores

  • Julia Isabela Segatto da Luz Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Paula Vanessa Bervian Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Formação docente , Tecnologias Digitais, Práticas pedagógicas, Análise textual discursiva

Resumo

O Framework TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) constitui uma proposta teórica que visa integrar de forma articulada os conhecimentos tecnológico, pedagógico e de conteúdo, oferecendo subsídios para práticas docentes mais eficazes e contextualizadas. Diante da crescente incorporação das tecnologias digitais no processo educativo, torna-se fundamental compreender como essa integração tem sido abordada nas pesquisas em Educação em Ciências. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo analisar como o Framework TPACK é abordado em estudos sobre o Ensino de Ciências na América Latina. Realizamos o estado do conhecimento construído a partir da análise de seis periódicos científicos da região: Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias; Revista de Educación en Biología; Investigações em Ensino de Ciências; Bio-grafía: Escritos sobre la Biología y su Enseñanza; Ciência & Educação e Tecné, Episteme y Didaxis: TED. Para tanto, utilizamos os descritores “TPACK” e “CTPC” e adotamos os preceitos da Análise Textual Discursiva (ATD) como metodologia. Identificamos 17 artigos publicados entre 2017 e 2024, sendo a maioria oriunda das revistas Góndola (7:17) e TED (6:17), além de Bio-grafía (2:17), Investigaciones en Enseñanza de las Ciencias (1:17) e Revista de Educación en Biología (1:17). Observamos uma concentração significativa de publicações no período de 2021 a 2024 (9:17), o que evidencia um aumento recente no interesse pelo tema. Do ponto de vista metodológico, os instrumentos de coleta mais utilizados incluíram questionários, entrevistas, grupos focais, reflexões escritas e diários de bordo, evidenciando a pluralidade metodológica. Em relação ao tipo de pesquisa, predominam as abordagens qualitativas (13:17), seguidas pelas quali-quantitativas (4:17). Quanto ao enfoque formativo, predominou a formação inicial (10:17), seguida da interação entre formação inicial e continuada (5:17) e da formação continuada (2:17). No que se refere às disciplinas, a Química foi a mais abordada (6:17), seguida por Física (2:17), Biologia (1:17). Ademais, oito estudos apresentaram caráter interdisciplinar, integrando conteúdos de Química, Física e Biologia. Por fim, observamos maior concentração de estudos realizados na Colômbia (9:17), seguida por Brasil (6:17), México (1:17) e Argentina (1:17). Concluímos, portanto, que as pesquisas sobre o Framework TPACK na América Latina ainda são recentes, porém em expansão, com destaque para a formação inicial de professores e a diversidade metodológica que caracteriza esse campo emergente no ensino de Ciências.

 

 

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Publicado

03-06-2025