O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem, Desenvolvimento cognitivo, Social, EmocionalResumo
A família é o fundamento básico e universal das sociedades, sendo a mais
antiga instituição social, estabelecendo um conjunto de regras culturais e oferecendo padrões de conduta que orientam cada indivíduo em sua inserção na sociedade. Como primeira instituição educativa, a instituição familiar desempenha papel crucial no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos. Considerar a diversidade de configurações familiares e os desafios contemporâneos, é essencial para fortalecer a parceria entre escola e família. A partir desse contexto, a presente
pesquisa analisa a influência da família no processo de alfabetização e letramento e aborda a importância da interação desta com a escola no processo de ensino-aprendizagem da criança e como essa colaboração pode superar desafios. Os principais teóricos utilizados neste estudo foram Freire (2003), Kleiman (2001), Saviani (2003), Soares (2003), dentre outros. A metodologia proposta para a pesquisa caracterizou-se como qualitativa, realizada por meio de um levantamento bibliográfico, periódicos científicos acessados pelo Portal de Periódicos CAPES, além de livros que abordam as principais teorias relacionadas ao tema em questão. Também contemplou pesquisa no sistema educacional do MEC e em outros sites governamentais estaduais e municipais, com a finalidade de examinar
detalhadamente o papel da família no processo de educação infantil. Os resultados visam reforçar a ideia de que a educação é um processo coletivo requer o reconhecimento da variedade das estruturas familiares e a apreciação de suas contribuições singulares para o aprendizado e o bem-estar dos alunos. A variedade no conceito de família, notada nas décadas recentes, não só espelha transformações sociais e culturais, mas também enfatiza a importância de métodos de ensino inclusivos que respeitem e valorizem as diversas experiências vividas pelas crianças. Além disso, as dificuldades educacionais mencionadas, como as relacionadas ao letramento e à alfabetização, destacam a necessidade urgente de
políticas públicas e práticas pedagógicas que vão além dos métodos convencionais, fomentando uma educação relevante e contextualizada. O envolvimento direto da família no processo de educação ultrapassa tarefas práticas como leitura, jogos ou supervisão escolar. Ela se estende ao reforço das relações afetivas e ao estímulo à independência, fundamentais para o crescimento completo da pessoa. Por outro lado, a escola deve ir além de ser um local de transmissão de conhecimentos; deve se tornar um ambiente democrático onde o diálogo, a criatividade e a colaboração sejam alicerces essenciais.