TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DELIVROS DIDÁTICOS
Palavras-chave:
Educação ambiental. Manuais Pedagógicos. Anos FinaisResumo
Com o agravamento da crise ambiental e das tragédias climáticas, cada
vez mais se faz necessário problematizar a Educação Ambiental (EA) como uma prática de responsabilidade compartilhada que promova a compreensão da complexidade das questões ambientais e o desenvolvimento de habilidades essenciais, como o pensamento crítico, sistêmico e voltado à resolução de problemas. Portanto considerando a importância da EA na discussão da relação entre natureza e sociedade e no desenvolvimento de atitudes e habilidades voltadas para a sustentabilidade e considerando também, ser hoje a EA um Tema Transversal, ou seja, que deve permear por todas as áreas do conhecimento, acreditamos que a matemática, assim como outros componentes curriculares, proporciona oportunidades fundamentais no processo de discussão de questões
relacionadas ao meio ambiente. Nesse processo, os Livros Didáticos (LD) desempenham um papel fundamental no ensino e na aprendizagem como uma ferramenta de apoio ao ensino que fornece aos professores e estudantes, conteúdos para orientar as discussões sobre diferentes questões, dentre elas, as ambientais. Sendo assim, este estudo tem como objetivo analisar se LD de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental (EF) abordam temas ambientais e se essa abordagem fornece conhecimentos que permitam aos estudantes compreender as realidades globais e as interações entre as esferas social e ambiental. Será desenvolvido um estudo qualitativo, do tipo exploratório e bibliográfico em que serão analisados os LD disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2024. Como critério de escolha do corpus a ser analisado, serão levadas em consideração as propostas construídas em torno de temas relacionados à Educação Ambiental ou Meio Ambiente. Como metodologia de análise utilizaremos a Análise de Conteúdo, que consistirá em três etapas: i) Pré-análise, preparação, organização e seleção do material a ser explorado. ii) Exploração do Material, descrição, codificação e categorização dos dados. iii) Tratamento dos Resultados e Interpretação, análise, identificação de padrões, inferências e conclusões. Este estudo ainda está em desenvolvimento, no entanto, esperamos que, por ser a EA um tema transversal que necessita estar presente nas atividades desenvolvidas por todas as áreas do conhecimento, desse modo, estimamos que sua presença estará nos LD de matemática, seja através da contextualização de problemas, seja na análise de dados reais de situações ambientais e que ao abordar a EA de forma integrada, os LD poderão contribuir para o ensino e a formação de cidadãos críticos e reflexivos, que entendam a importância desse tema para a vida e para o futuro da humanidade e do planeta, também, através da educação matemática.