A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO GAÚCHO EM TEMPO INTEGRAL

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências; Políticas Educacionais; EMTI.

Resumo

É essencial que os estudantes aprendam Ciências de forma a compreender o mundo em que vivem, principalmente, em tempos de tantas inovações e mudanças científico-tecnológicas. No Rio Grande do Sul, a implementação das escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) trouxe uma nova proposta de ensino, com mais tempo na escola e mais oportunidades para explorar formas diferentes de aprender. Torna-se, nesse contexto, um objetivo educacional fundamental promover a Alfabetização Científico-Tecnológica (ACT), isto é, a capacidade de compreender e participar de discussões sobre ciência e tecnologia na sociedade. Neste âmbito, este projeto de pesquisa busca investigar como a ACT está sendo promovida no ensino de Ciências da Natureza nessas escolas de tempo integral no estado. Assim, investigaremos o modo pelo qual ocorre essa promoção a partir de análise nos documentos curriculares do Ensino Médio em Tempo Integral no Rio Grande do Sul. Partindo da hipótese de que, embora o modelo EMTI ofereça estrutura favorável, a abordagem da ACT nos documentos curriculares ainda pode apresentar limitações na articulação entre conhecimento científico-tecnológico e questões sociais contextualizadas. O objetivo geral é analisar a presença da ACT no Ensino de Ciências da Natureza das escolas EMTI gaúchas, com base nos documentos oficiais. Nos objetivos específicos destaca-se: investigar na literatura como a articulação ACT e Ensino de Ciências em EMTI tem sido tratada no Brasil; analisar os documentos curriculares e orientadores da rede estadual gaúcha na perspectiva da ACT; e identificar as concepções de ACT presentes nas Matrizes Curriculares e no Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio (RCGEM) para o EMTI. O corpus de análise será composto por uma revisão de literatura em teses e dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, documentos oficiais e de domínio público, como a Base Nacional Comum Curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Matrizes de Referência para o EMTI no RS e o RCGEM. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, do tipo documental. Para a análise dos corpus, os documentos curriculares, será utilizada como metodologia da Análise Textual Discursiva, que envolve as etapas de unitarização, categorização e produção de metatextos interpretativos, com o auxílio do software NVivo para organização dos dados. O projeto está no início de seu desenvolvimento, no entanto, espera-se que este estudo contribua para a compreensão sobre a importância de uma educação científica que vá além da memorização de conteúdos, mas que promova o pensamento crítico, a argumentação e o protagonismo juvenil, reforçando a relevância da ACT na formação integral dos estudantes.

Biografia do Autor

  • Rafael Maciel Prestes, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo

    Licenciado em Pedagogia e em Matemática, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. 

  • Rosemar Ayres dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo

    Doutora em Educação (UFSM), Professora do Curso de Física e do PPGEC, UFFS, Campus Cerro Largo, RS. 

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Publicado

03-06-2025