ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL POR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Resumo
Este resumo apresenta as práticas pedagógicas desenvolvidas no Componente Curricular (CCR) de Laboratório de Matemática e Docência II (LEMD II), realizado por acadêmicos da 3 ° fase do curso de licenciatura em Matemática. O objetivo das atividades foi ressignificar o ensino da Matemática no Ensino Fundamental por meio de jogos didáticos, materiais manipulativos e aulas interativas, tornando a aprendizagem mais envolvente e significativa.
Ao longo do CCR, foram realizadas quatro práticas distintas. A primeira abordou o conteúdo “Produtos Notáveis”, iniciando com explicações no quadro e construção da fórmula (a+b)2=a2+2ab+b2. A partir desse desenvolvimento, foi possível apresentar exemplos e a soma pela diferença de dois termos. Como prática pedagógica, foi proposto um jogo didático, “Jogo da Velha”, no qual os alunos resolviam expressões de produtos notáveis a cada jogada.
A segunda prática deu continuidade ao tema com o estudo do “Trinômio Quadrado Perfeito”, abordando sua identificação e características. Após atividades explicativas, os estudantes participaram de um “Jogo da Memória”, associando trinômios desenvolvidos com suas formas fatoradas. Ambas as atividades foram complementares e possibilitaram maior interação e compreensão dos conteúdos.
Em seguida, a terceira prática explorou a “Semelhança de Triângulos”, conteúdo do 9º ano. A aula foi conduzida com o uso de slides explicativos e, como atividade lúdica, foi aplicado um jogo online com perguntas sobre o tema. A dinâmica do jogo, que incluía sistema de pontuação, estimulou o engajamento e o aprendizado dos alunos.
A quarta e última prática abordou o tema “Ângulos”, voltado ao 6º ano. Foram apresentados os diferentes tipos de ângulos por meio de slides e anotações no quadro. A prática incluiu o uso de materiais manipulativos, construção de ângulos com compasso e transferidor e atividades envolvendo ângulos formados pelos ponteiros do relógio, destacando o conceito de ângulos replementares (cuja soma de suas medidas é igual a 360°).
Cada prática teve como foco tornar o aprendizado da matemática mais significativo, promovendo a participação ativa dos alunos e incentivando a resolução de problemas de forma lúdica. O uso de jogos e materiais concretos demonstrou ser uma estratégia eficaz para o Ensino Fundamental, contribuindo para uma aprendizagem mais visual, interativa e colaborativa.
As experiências vivenciadas pelos acadêmicos proporcionaram uma nova perspectiva sobre o ensino de matemática, fomentando reflexões, trocas de ideias e desenvolvimento de práticas inovadoras. No contexto do CCR de LEMD II, essas atividades se mostraram fundamentais para a formação docente, promovendo pesquisa, criatividade e análise crítica sobre o uso de recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem.