PAPÉIS DOCENTES ASSUMIDOS NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS ACADÊMICOS

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Formação inicial, Co – docência, Docência, Estágio Supervisionado

Resumo

O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa do tipo revisão bibliográfica que parte de uma análise realizada em buscas avançadas no Google Acadêmico, com os termos de “Co – docência em Ciências”, “Relação Escola - Universidade”, “Relação entre professor da escola e o licenciando” e “O papel da formação continuada na formação inicial” com foco em Ciências. Ao longo da busca, identificamos doze artigos brasileiros publicados em revistas que apresentavam o papel exercido pelo professor de escola na formação e docência dos licenciandos, os quais, são todos oriundos de pesquisas sobre estágios supervisionados, sem abranger outras práticas/programas de formação. Assim, os artigos foram categorizados nas seguintes subcategorias: Professor supervisor (03:12) o qual observava o estagiário em sala, durante as aulas, estabelecendo, uma relação mais tradicional entre professor supervisor e o professor estagiário; Professor inspirador (03:12) que, influencia a escolha da docência, ao longo do período do estágio, que pode passar por incertezas, após o conhecimento da realidade escolar, além de ajudar o estagiário a superar o medo da sala de aula e da docência por meio da sua experiência de vida docente. E diferentemente da próxima categoria, intitulada como Professor compartilhador (02:12) o qual divide os saberes docentes com o estagiário sem experiência ou com uma experiência inicial repassando os seus saberes de “Ser professor”, objetificando facilitar os processos de ensino e aprendizagem para esse estagiário, futuro professor.  E, por fim, a subcategoria Co – docência (4:12) ligada ao papel do professor formador (Universidade), que apresentou a maior frequência dentre os artigos analisados. A Co – docência é conhecida como uma atividade que separa e/ou divide o componente curricular (CCR) em dois ou mais professores, podendo ser da mesma área ou de áreas distintas, com o intuito de dividir a docência para que os alunos sejam ‘privilegiados’ em ter dois diferentes formadores frente a sala de aula, possibilitando um aprendizado mais abrangente e estruturado quando comparado ao ensino tradicional (docência individual), pois visa, também, a troca de experiências entre os professores se tornando uma ferramenta para os processos de ensino e de aprendizado. Dessa maneira, observamos que os professores da Escola e da Universidade têm um papel importante na formação dos licenciandos em Ciências. Foram encontrados diferentes tipos de atuação para esses professores, como por exemplo, supervisionar, orientar, inspirar, e, até mesmo, dividir a sala de aula na co-docência. Essas relações contribuem para que o licenciando se sinta mais preparado e confiante para seguir sua formação para a docência desenvolvendo seu potencial como professor.

Biografia do Autor

  • Karim Francini Herlen , Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo

    É Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS, (2021 - 2024) onde atuou como Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências - SESu/MEC/FNDE) desde o ano de 2023, em que desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM. Atua como pesquisadora na área de Educação, com Ênfase na Formação de Professores e na Investigação-Formação-Ação no Ensino de Ciências (IFAEC). Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS, atuando na linha 2- Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

  • Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

    Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ, Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA, Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Livro Didático, Formação de Professores, Investigação-Formação-Ação em Ciências, Narrativas e Pensamento Crítico. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor Sênior da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS.

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Publicado

03-06-2025