A UTILIZAÇÃO DE FILMES COMERCIAIS COMO RECURSO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Educação ambiental, cinema , ensino de ciências, sustentabilidadeResumo
A educação ambiental (EA) é uma ferramenta essencial para sensibilizar os estudantes sobre os desafios ambientais atuais. Compreender os impactos da ação humana sobre o planeta, bem como as possibilidades de reversão e mitigação de danos ambientais, é uma competência que precisa ser desenvolvida desde os anos iniciais da escolarização. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como filmes comerciais de animação podem contribuir para o ensino de EA, especialmente no Ensino Fundamental (EF). A proposta parte da ideia de que recursos audiovisuais, ao combinarem entretenimento, narrativa e conteúdo educativo, promovem reflexões críticas sobre o meio ambiente e incentivam práticas sustentáveis no cotidiano escolar e familiar dos alunos. A metodologia utilizada foi qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica com análise de artigos publicados entre 2009 e 2023, localizados em periódicos científicos como: Bio-grafía, Ciências e Educação, Vivências e Educação Ambiental em Ação. Foram selecionados quatro artigos que abordam o uso de filmes de animação em contextos educativos voltados à EA, possibilitando assim, uma análise comparativa das experiências descritas e das abordagens metodológicas adotadas. Os dados mostram que filmes como “Wall-E”, “A Era do Gelo 2” e “O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida” são amplamente utilizados no EF por abordarem temas como consumismo, desmatamento, sustentabilidade e mudanças climáticas. Esses filmes, se vistos fora do ambiente escolar, são simplesmente “Filmes”, que muitas vezes os alunos assistem sem levar em consideração o contexto da narrativa, e é justamente essa narrativa que acaba passando despercebido muitas vezes até a fase adulta, e é nesse momento que o ambiente escolar “aparece”, para fazer a mediação entre o aluno a narrativa desses filmes, tornando a compreensão sobre o assunto mais clara. Os resultados destacam que essas obras facilitam a compreensão de conceitos complexos por parte dos estudantes, despertando o senso de responsabilidade ambiental e promovendo o desenvolvimento da criticidade. Além disso, os filmes foram acompanhados de questionamentos reflexivos e atividades interativas, o que ampliou as discussões em sala de aula e favoreceu o protagonismo dos alunos nas reflexões propostas. A análise evidencia que o uso de filmes no ensino de ciências não somente deixa as aulas mais dinâmicas, mas também fortalece a formação de uma consciência ecológica crítica entre os estudantes do EF. Assim, o cinema se configura como uma estratégia pedagógica relevante, que pode auxiliar os professores na abordagem de temas urgentes ligados à preservação ambiental e às relações entre sociedade e natureza.