UMA ANÁLISE INICIAL DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE GEOGRAFIA E CIÊNCIAS PRESENTES  NOS ENCONTROS SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA (EIE)

Autores

Palavras-chave:

Investigação-Ação, Reflexão crítica, Pesquisa da própria prática, Pesquisa-Formação

Resumo

A pesquisa qualitativa documental apresentada busca investigar relatos de experiência (RE) de professores de Geografia e Ciências, publicados nos anais do evento Encontros sobre Investigação na Escola (EIE) da Rede RIE. Realizamos uma busca nos volumes 1, 2, 3, 4, 16, 17 e 18 dos anais do EIE, disponíveis no portal de eventos da UFFS, para desenvolvermos uma análise de conteúdo. Nos relatos examinados, identificamos a área do relato, o tipo (técnico, narrativo, formativo), a escola de origem, as metodologias de ensino utilizadas, as temáticas abordadas e as disciplinas envolvidas, buscando possíveis conexões entre Geografia, Ciências e outras áreas do conhecimento.

Biografia do Autor

  • Prof. Bibiana Smolski , Universidade Federal Fronteira Sul- UFFS- Cerro Largo

    Professora de Geografia com experiência nas séries finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Especial. Graduada em Geografia, com pós-graduação em Supervisão e Gestão Escolar, além de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Cerro Largo.

     
  • Prof. Dr. Ruben Alexandre Boelter, Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS- Cerro Largo

    Ruben Alexandre Boelter concluiu a graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria em 1997. Mestre em Ciências Biológicas/Biodiversiade Animal pela UFSM (2005). Desenvolve projeto na linha de pesquisa de Paleontologia, Herpetologia e Ensino de Ciências. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica são: Anfíbios, Introdução de Espécies Exóticas, Educação Ambiental, Paleontologia e Ensino de Ciências com ênfase em EA e Paleontologia . Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, RS. Em 2018 coordenou o PIBID Biologia e atualmente atua como coordenadora do PIBID Interdisciplinar. Coordena o Grupo de Estudos em Paleontologia. Atua como professor colaborador no PET Ciências com orientação na iniciação a pesquisa.

  • Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS- Cerro Largo

    Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ, Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA, Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Livro Didático, Formação de Professores, Investigação-Formação-Ação em Ciências, Narrativas e Pensamento Crítico. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor Sênior da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS. 

Downloads

Publicado

03-06-2025