A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO
Palavras-chave:
Livro Didático, BNCC, Ciências, Reflexão críticaResumo
A Educação Ambiental tem se consolidado como uma temática essencial no processo de formação cidadã dos estudantes da Educação Básica, especialmente a partir das diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No contexto do ensino de Ciências, os livros didáticos desempenham papel fundamental na mediação do conhecimento, sendo, portanto, objetos importantes de análise quanto à abordagem de temas ambientais. Dessa maneira, o presente trabalho é uma pesquisa qualitativa que foi realizada no Componente Curricular de Prática de Ensino: Currículo e Ensino de Ciências do curso de licenciatura em Ciências Biológicas na 3ª Fase onde se analisou o conteúdo de Educação Ambiental presente no livro didático de Ciências do 6º ano da Coleção Araribá Conecta, com edição do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) do ano de 2020. O objetivo principal desta análise foi investigar como o livro didático do 6º ano da coleção Araribá aborda a temática da Educação Ambiental, identificando os principais conteúdos trabalhados, os tipos de abordagem utilizados, bem como sua contribuição para o desenvolvimento de competências gerais previstas pela BNCC, com destaque para a competência geral 7, relacionada à responsabilidade e sustentabilidade. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, a partir da leitura e interpretação crítica dos trechos do livro que tratam da “Educação Ambiental”, na qual analisamos todas as páginas do livro identificando 9 ocorrências significativas da temática ao longo do livro, distribuídas entre as páginas 12, 23, 56, 78, 81, 82, 105, 132 e 209. Cada ocorrência foi analisada em relação ao tema tratado, a intencionalidade pedagógica e a contribuição para a formação ética e cidadã dos estudantes. Deste modo, a análise do livro didático revelou uma presença recorrente da temática ambiental, abordando questões como o desperdício de água, a poluição do solo e da água, o descarte inadequado de resíduos, a contaminação ambiental e os impactos da reciclagem. Além disso, em diversas passagens o livro estimula a reflexão crítica dos estudantes, promovendo a conscientização e o engajamento com práticas sustentáveis, em consonância com os objetivos da BNCC. Destaca-se, por exemplo, a ênfase na elaboração de materiais de conscientização e na proposição de soluções para problemas ambientais locais, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico e da responsabilidade socioambiental. Assim, pode-se concluir que o livro didático do 6º ano da coleção Araribá atende, de forma satisfatória, às orientações da BNCC no que diz respeito à Educação Ambiental, promovendo um ensino contextualizado, reflexivo e comprometido com a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. A análise sugere que o material didático pode ser um aliado valioso nos processos de ensino e aprendizagem voltados para a construção de uma cultura de sustentabilidade ambiental nas escolas.