UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DE ATIVIDADES PRÁTICAS, NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO EM LIVRO DIDÁTICO DA 7°

Autores

Palavras-chave:

Atividades de campo. Metodologias de ensino. PNLD. Políticas públicas.

Resumo

O ensino de Ciências, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental, apresenta diversos desafios metodológicos. Diante disso, a utilização de atividades práticas surge como uma estratégia pedagógica que pode promover maior engajamento e facilitar a aprendizagem. Com o objetivo de investigar a presença e a proposta de atividades práticas no material didático utilizado nas escolas, foi realizada uma pesquisa no componente curricular “Prática de Ensino: Currículo e Ensino de Ciências”, cursado na terceira fase do curso de Ciências Biológicas. A pesquisa consistiu em uma análise qualitativa do tipo documental do livro didático Jornadas: Novos Caminhos da editora Saraiva, destinado ao 7º ano do Ensino Fundamental e vigente no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para os anos de 2024–2027. O estudo buscou identificar a frequência e a natureza das propostas de atividades práticas indicadas no livro para trabalho fora da sala de aula contidas na obra. Como resultado, foram encontradas cinco sugestões de práticas (localizadas nas páginas 18, 103, 137, 163 e 183). As propostas variam entre observações em ambientes naturais, como visitas a parques e zoológicos para análise de estruturas vegetais e ambientes com fauna diversificada, a atividades experimentais, como a construção de um minhocário, o qual incentiva o estudante a participar de maneira interativa das atividades propostas. Verificou-se que essas práticas estavam correlacionadas ao conteúdo teórico apresentado em sala de aula, sugerindo uma intenção pedagógica de aproximar o conhecimento científico do cotidiano do estudante. A análise, de natureza qualitativa, demonstrou que as atividades práticas podem contribuir para o aprendizado, pois estimulam a curiosidade dos alunos e o desenvolvimento do pensamento crítico. Entretanto, apesar da relevância dessas estratégias para o processo de ensino-aprendizagem, reconhece-se que sua aplicação pode enfrentar diversos obstáculos, principalmente em contextos escolares situados em comunidades economicamente vulneráveis, onde há limitações estruturais, logísticas e financeiras. Dessa forma, evidencia-se a importância de que os professores busquem alternativas viáveis para implementar práticas pedagógicas em espaços externos adaptadas à realidade local. Conclui-se que a inclusão de atividades práticas nos livros didáticos é um indicativo positivo, ainda que tal recurso seja pouco explorado, sua efetivação no contexto escolar depende principalmente de políticas públicas, formação docente adequada e da criatividade dos educadores para lidar com as adversidades do ambiente escolar.

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Publicado

03-06-2025