CONSTRUINDO SENTIDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE RECURSOS COMPLEMENTARES DO LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Milene Jesus de Souza UFFS- Campus Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS

Palavras-chave:

Letramento Científico , Recursos Pedagógicos , Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa realizada na disciplina de Prática de Ensino: Currículo e Ensino de Ciências, no curso de Ciências Biológicas. O estudo teve como objetivo analisar a seção “Aqui tem Ciências” do livro didático Conexões & Vivências: Ciências (7º ano do Ensino Fundamental), a fim de compreender suas contribuições para o ensino e aprendizagem em Ciências. A investigação documental identificou e subcategorizou 22 sugestões multimodais distribuídas entre “Visite”, “Assista”, “Leia”, “Acesse” e “Simular”, estrategicamente alocadas ao longo do livro. Os resultados indicam que o material busca integrar diferentes linguagens e recursos interativos, promovendo a alfabetização científica, o pensamento crítico e o engajamento dos alunos. A análise também evidencia o potencial formativo da atividade para futuros professores, ao desenvolver um olhar mais crítico sobre a escolha e uso do livro didático nas escolas.

Downloads

Publicado

03-06-2025