RELATO DE EXPERIÊNCIA-MONITORIA EM LITERATURAS HISPÂNICAS
Resumo
O projeto Monitoria em Literaturas Hispânicas é desenvolvido no curso de Letras – Português e Espanhol – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo, e se configura como uma importante experiência de formação acadêmica, docente e humana. Inserido no contexto das políticas de democratização do acesso e permanência no Ensino Superior, o projeto tem como foco principal o fortalecimento do ensino de Literaturas Hispânicas, promovendo um ambiente acadêmico mais inclusivo, plural e comprometido com a diversidade cultural e étnica. A monitoria se revelou um espaço fértil para a iniciação à prática docente, permitindo à monitora o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, críticas e de mediação, ao mesmo tempo em que contribuía com os estudantes no processo de aprendizado. As atividades foram realizadas em constante diálogo com a professora orientadora, o que possibilitou momentos de planejamento, trocas de saberes e reflexões sobre os desafios do ensino de literatura na universidade. Os atendimentos pedagógicos foram organizados de forma a respeitar as especificidades dos alunos, promovendo escuta ativa, acolhimento e apoio individualizado. Entre as estratégias adotadas, destacam-se o acompanhamento das leituras, a organização de grupos de estudo, o uso de recursos digitais e a mediação de debates sobre obras e autores representativos das literaturas hispânicas, sempre buscando valorizar diferentes perspectivas culturais. A experiência também favoreceu a construção de vínculos entre os participantes, criando um ambiente de confiança e respeito à diversidade. A participação na monitoria ampliou minha compreensão sobre o papel social da universidade pública, como espaço de formação crítica e cidadã. A literatura, nesse contexto, foi vivenciada não apenas como objeto de estudo, mas como instrumento de reflexão, empatia e reconhecimento das diferenças. Além disso, a atuação como monitora contribuiu para o fortalecimento da minha identidade docente, proporcionando vivências significativas que reforçaram meu compromisso com a educação inclusiva e antirracista. A experiência demonstrou a relevância de projetos como este na formação de futuros professores, ao mesmo tempo em que fortalece a permanência estudantil, reduz a evasão e promove a equidade no ensino superior. A monitoria em Literaturas Hispânicas se consolidou como um espaço de aprendizagem mútua o qual, a monitora pode crescer academicamente, culturalmente e humanamente.