Estratégias Lúdicas para a Alfabetização: Atividade Pedagógica com Sílabas Iniciais
Resumo
O presente trabalho visa relatar uma prática que foi desenvolvida na disciplina optativa de Práticas e Ludicidade na Sala de Aula do curso de Pedagogia – Licenciatura, no 1° semestre de 2025, na Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Cerro Largo. Esta atividade tem como principal finalidade desenvolver a consciência fonológica em alunos que estão no processo de alfabetização, com ênfase no reconhecimento das letras, na memorização e na associação entre sons e suas representações gráficas. A proposta busca favorecer a compreensão da estrutura sonora das palavras, permitindo que os alunos identifiquem semelhanças sonoras iniciais e compreendam a sílaba como uma importante unidade fonológica no processo de construção da leitura e da escrita. O objetivo geral da atividade é possibilitar que os alunos reconheçam padrões sonoros nas palavras, principalmente no que se refere às sílabas iniciais, desenvolvendo assim habilidades fundamentais para a alfabetização. O público-alvo são alunos em fase de alfabetização, de uma escola no município de Cerro Largo, que necessitam compreender a relação entre o som (fonema) e a representação gráfica (grafema), desenvolvendo progressivamente a capacidade de perceber como as palavras se organizam fonologicamente. A atividade favorece, portanto, não apenas o reconhecimento de letras e sons, mas também o desenvolvimento de estratégias cognitivas relacionadas à linguagem oral e escrita. Para a realização da atividade, são utilizados os seguintes materiais: 17 cartelas ilustradas, cada uma contendo seis figuras acompanhadas de suas respectivas palavras escritas; 30 fichas com palavras escritas, que servirão para o sorteio durante o jogo e, um saco onde as fichas serão armazenadas. Esses recursos foram planejados para proporcionar uma experiência lúdica, interativa e rica em estímulos visuais e auditivos. O desenvolvimento da atividade inicia-se com a mediação do professor, que realiza a leitura das regras do jogo em voz alta, promovendo a compreensão do texto instrucional pelos alunos. Em seguida, o professor sorteia uma ficha do saco e lê a palavra nela contida, podendo repeti-la conforme a necessidade. Os alunos, então, devem identificar nas cartelas qual figura representa uma palavra que começa com a mesma sílaba inicial da palavra sorteada.