Como o brincar pode auxiliar no processo de alfabetização?

Autores

  • DOMINIQUE ARRUDA Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Vanessa Espindola Ferreira Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Daiane Ostwald Genz Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Cleusa Inês Ziesmann Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Alfabetização, Atividades Lúdicas e Jogos.

Resumo

Resumo: O presente trabalho visa relatar uma prática que foi desenvolvida na disciplina optativa de Práticas e Ludicidade na Sala de Aula, curso de Pedagogia no 1° semestre de 2025, na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. O objetivo do componente curricular foi que cada grupo elaborasse uma brincadeira ou atividade com intencionalidade pedagógica. Nosso grupo desenvolveu a atividade para crianças do 2° ano do Ensino Fundamental – séries iniciais. Pensando na alfabetização, desenvolvemos o "Forme e Vença: O Jogo das Palavras". Ele propõe a integração de práticas lúdicas no processo de alfabetização, visando desenvolver a consciência fonêmica e o reconhecimento gráfico das letras do alfabeto. Um jogo cooperativo para associar sons e formas das letras em contextos significativos, aliando aprendizagem linguística à interação social. Utilizou- se materiais como papelão, tesoura (para recorte), cola (para fazer a colagem das letras impressas no papelão), alfabeto impresso e caixas para a criação da brincadeira. A turma foi dividida em grupos de 4 ou 5 alunos e o jogo inicia com o sorteio de uma letra, seguido pela discussão coletiva entre cada grupo para escolher uma palavra que comece com a letra sorteada e que a quantidade de letras na palavra corresponda ao número de participantes, podendo ser maior. Na etapa seguinte, os alunos buscaram as letras necessárias em caixas, exercitando a coordenação motora, a colaboração, o reconhecimento do alfabeto e a paciência de esperar o colega retornar. Caso alguém pegasse uma letra incorreta, uma estudante de Pedagogia estava presente para supervisionar e oferecer o suporte necessário, incentivando que o mesmo prestasse atenção em qual letra estava prestes a levar para seu grupo. O grupo vencedor foi aquele que formou a palavra correta primeiro, respeitando regras pré-estabelecidas entre os participantes. A proposta desenvolvida reforça habilidades linguísticas (identificação de sons iniciais, mediais e finais, escrita espontânea) e socioemocionais (cooperação, escuta ativa e trabalho em equipe). Ao integrar desafios coletivos, a atividade não apenas consolida conceitos linguísticos básicos, mas também fortalece valores como respeito às regras e colaboração entre os participantes. Essa abordagem demonstra como estratégias interativas podem ser eficazes na etapa de alfabetização, onde a motivação e o engajamento são fundamentais para a construção do conhecimento. Dessa forma, conclui-se que o uso do jogo, reforça a importância da ludicidade como ferramenta pedagógica, transformando o aprendizado em um processo dinâmico e participativo.

Palavras chaves: Pedagogia, Atividade lúdica, Estratégia didática.

Categoria: Ensino

Downloads

Publicado

03-06-2025