PROPOSTA PEDAGÓGICA DE JOGO DIDÁTICO: BRINCANDO COM OS CINCOS SENTIDOS

Autores

  • Cleusa Inês Ziesmann UFFS
  • Thalia Lubas Brum Universidade Federal Fronteira Sul

Palavras-chave:

Educação infantil, ludicidade, desenvolvimento sensorial

Resumo

O presente resumo refere-se a uma proposta elaborada no componente curricular Práticas e Ludicidade em Sala de Aula, com o objetivo de ser aplicada na Educação Infantil de uma escola municipal do município de Cerro Largo. A atividade foi pensada com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças por meio da exploração lúdica dos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.

A proposta didática visa estimular a curiosidade natural das crianças, aguçar a percepção sensorial e proporcionar uma aprendizagem significativa, alinhada às suas necessidades e interesses. Através de uma abordagem interativa, busca-se também fortalecer a autonomia, a concentração e a conexão com o próprio corpo e o ambiente.

Durante a atividade, será utilizada uma maquete do corpo humano, na qual as crianças poderão identificar as partes do corpo e suas respectivas funções. Em seguida, realizarão uma atividade de colagem em folha de ofício, representando a maquete de forma criativa e personalizada.

Para explorar o tato, será utilizada uma "caixa mágica" cuidadosamente decorada, contendo objetos de diferentes texturas. As crianças, sem olhar, deverão tocar e descrever o que sentem, desenvolvendo a percepção tátil. Na etapa seguinte, com os olhos vendados, serão convidadas a identificar alimentos por meio do olfato e paladar, reforçando esses dois sentidos.

A exploração da audição acontecerá em dois momentos: primeiro, as crianças ouvirão diferentes sons e tentarão identificá-los; depois, serão levadas ao ambiente externo para, em silêncio, reconhecer os sons ao seu redor — promovendo atenção plena e conexão com o ambiente.

A atividade, além de lúdica, tem caráter avaliativo, observando-se o envolvimento das crianças, a capacidade de seguir instruções, a interação com os materiais e o desenvolvimento sensorial e cognitivo. Sua finalidade central é proporcionar experiências significativas que favoreçam o crescimento integral da criança, por meio de vivências prazerosas e educativas.

Downloads

Publicado

03-06-2025