LEITURA E MAPEAMENTO DO LIVRO “ELEMENTAR”: CONCEITOS QUÍMICOS E FORMA TEXTUAL

Autores

  • Márcia Santos da Silva UFFS
  • Daniéli Vitória Goetz Pauli UFFS
  • Luzilene Rito dos Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Mariana Boneberger Behm UFFS

Palavras-chave:

Ensino de Química, Textos de Divulgação Científica, Linguagem

Resumo

Este trabalho visa identificar, por meio do mapeamento, os conceitos científicos e a forma textual presente no livro “Elementar: como a tabela periódica pode explicar (quase) tudo” de autoria de Tim James, o qual se configura como um Texto de Divulgação Científica (TDC). Os TDC são um meio de divulgar a Ciência de forma mais acessível, trazendo conceitos químicos com uma linguagem contextualizada, com traços de Cientificidade, Laicidade e Didaticidade. No livro em questão, o autor busca retratar que a Química não acontece só em laboratórios, mas também em nosso dia a dia. Aborda a busca da humanidade pela “descoberta” dos elementos químicos na natureza, sendo isolados e sintetizados por diferentes cientistas, além da demanda por organizá-los em uma tabela periódica tendo em vista suas propriedades e características conhecidas na época. Ainda, apresenta a evolução da teoria atômica com evidências de cargas positivas, negativas e neutras de um átomo, ou seja, os prótons, elétrons e nêutrons, respectivamente, por meio da mecânica quântica. A leitura e discussão do livro foi realizada no Grupo de Estudos de Leitura Interativa de TDC da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, que tem como participantes licenciandos de Química, Mestrandos de Educação e Ensino de Ciências, Professores da Educação Básica e do Ensino Superior. Como estratégia de leitura, o Grupo escolheu o mapeamento do TDC, que se divide em duas categorias: conteúdo e a forma (este subdividido em estrutura, linguagem e recursos). Já a parte do conteúdo se subdivide em análise geral (Química, fronteira e temas transversais) e análise específica (temática, característica da atividade científica e abordagem/contexto). A construção dos mapeamentos se deu no coletivo do Grupo com os apontamentos dos participantes para cada categoria do mapeamento. Neste trabalho direcionamos nosso olhar para a análise das categorias do mapeamento “Conteúdo” de Química e “Forma”. Como resultados, identificamos que os conceitos químicos mais evidenciados pelos participantes foram: átomo, elemento químico, estrutura atômica, elétrons, prótons, nêutrons, orbitais e radioatividade. Tais conceitos perpassam no decorrer de toda a narrativa. Ainda, alguns conceitos surgiram esporadicamente no decorrer do livro, como: ligações, reações, estruturas e substâncias químicas, propriedades da matéria, alótropos do carbono, gases nobres, gás metano, energia, carga elétrica, compostos orgânicos, diluições, soluções, química quântica, estabilidades/instabilidade, espectroscopia, toxicidade, transmutação dos elementos, ácidos (pKA) e equilíbrio químico. Ao apontar tais conceitos, Tim James recorre a uma narrativa, subdividida em pequenos textos com títulos próprios. Para a discussão dos (sub)capítulos utiliza uma linguagem acessível que se aproxima com o cotidiano, dialoga com o leitor e traz analogias com tons de ironia (sátiras). Além disso, faz uso de recursos textuais, como: indicação de anexos ao final do livro, imagens/figuras/esquemas, uso de parêntesis para explicar termos e notas de rodapé. Com isso, conclui-se que este livro desenvolve características de cientificidade ao destacar conceitos específicos da Ciência/Química, didaticidade ao expor exemplos aplicáveis no cotidiano e laicidade ao divulgar a Ciência com uma linguagem próxima a do leitor, o que potencializa uma leitura fluente e interativa.

 

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Publicado

03-06-2025