CONTOS NO ENSINO DE LITERATURA: ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Estágio; Letramento Literário; Reflexão; Cidadania; ProduçãoResumo
O presente trabalho apresenta um relato de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa III, realizado no segundo semestre de 2024, no Instituto Estadual de Educação Cristo Redentor, em Cândido Godói – RS. A proposta baseou-se na elaboração e aplicação de duas Sequências Didáticas fundamentadas no letramento literário, voltadas ao desenvolvimento da leitura crítica e da reflexão sobre temáticas reais. Uma Sequência Didática foi aplicada em uma turma de 9º ano do ensino fundamental com a temática da ética e honestidade, a partir do conto “A carteira”, de Machado de Assis. A outra Sequência Didática foi aplicada em uma turma de 1º do ensino médio do curso normal, que abordou o tema da solidariedade por meio do conto “Solidariedade”, de Albertino Bragança. A problematização que guiou o trabalho foi: como a literatura, por meio do letramento literário, pode contribuir para a formação cidadã e crítica dos alunos? Dessa forma, a metodologia adotada foi uma pesquisa teórico-empírica, com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. A geração de dados deu-se a partir de documentação direta, ou seja, observação das aulas, interações e produções de contos por parte dos alunos e indireta, ou seja, pesquisa bibliográfica com base em autores como Cosson, Geraldi, Fuzer, Bajour e Compagnon. As atividades foram planejadas conforme as etapas propostas por Cosson no Letramento Literário: motivação, introdução, leitura e interpretação e contaram com produções textuais orientadas por bilhetes orientadores. Os resultados em ambas as turmas indicaram um alto nível de engajamento dos alunos, com envolvimento ativo nas discussões e produções. No ensino fundamental, os alunos relacionaram o conto de Machado de Assis a situações cotidianas, demonstrando sensibilidade ética. No ensino médio, os estudantes refletiram criticamente sobre a solidariedade, tanto em suas falas quanto nas produções textuais, evidenciando empatia e consciência social. Em ambos os casos, as leituras literárias despertaram interesse genuíno pelos alunos, ampliaram a visão de mundo dos estudantes e fortaleceram habilidades de leitura, escrita e reflexão crítica. Dessa forma, conclui-se que a literatura, quando trabalhada com base em propostas significativas, como as Sequências Didáticas e a partir dos contos, tem grande potencial de contribuir para a formação integral dos alunos. A experiência do estágio revelou a importância de integrar teoria literária, prática pedagógica e valores humanos, reafirmando o papel da literatura como ferramenta de transformação, assim como uma ponte para o diálogo, a empatia e a cidadania crítica no ambiente escolar e social.