Musicalização e Jogos Pedagógicos: Estratégias Lúdicas para o Desenvolvimento Integral na Educação Infantil

Autores

  • Fabiane Kipper UFFS
  • Marlete Dolores Rauber UFFS
  • Cleusa Inês Ziesmann UFFS

Resumo

A integração da musicalização com jogos pedagógicos representa uma estratégia fundamental para o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil, ao articular, de maneira espontânea, aprendizado, diversão, movimento e interação. Essa abordagem lúdica combina elementos musicais — como ritmo, melodia e harmonia — a atividades gamificadas, favorecendo o engajamento dos alunos e facilitando a assimilação dos conteúdos propostos. Quando integradas, essas práticas favorecem o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, emocional e físico, além de proporcionar um ambiente rico em estímulos, onde a criatividade, as expressões orais e corporais são incentivadas como parte do processo de construção de uma aprendizagem significativa. A musicalização torna-se, assim, um canal de expressão de sentimentos e emoções, criando um espaço seguro e acolhedor para que as crianças explorem suas potencialidades. Outro ponto relevante é a interdisciplinaridade dessa proposta, que permite sua aplicação em diversas áreas do conhecimento, como Matemática (por meio da contagem de tempos), Língua Portuguesa (com o trabalho com letras de músicas) e Artes. Para exemplificar essa abordagem, foram desenvolvidos dois jogos pedagógicos voltados para crianças de até cinco anos: a Caixa Musical e o Jogo da Memória Musical. A Caixa Musical contém diversas cantigas infantis e tem como principal objetivo proporcionar momentos lúdicos, favorecendo o desenvolvimento da oralidade, da expressão corporal, gestual e facial. Já o Jogo da Memória Musical busca unir o caráter lúdico à aprendizagem, estimulando capacidades como memória de curto prazo, raciocínio lógico, concentração e percepção visual. A temática do jogo também oportuniza o conhecimento mútuo entre os alunos, promovendo o respeito e a empatia no ambiente escolar. À medida que as crianças participam dessas atividades, fortalecem suas redes neurais e ampliam seu desenvolvimento cognitivo. A combinação entre musicalização e jogos pedagógicos contribui para uma aprendizagem mais dinâmica e significativa, além de construir bases fundamentais para a vida escolar e pessoal. Trata-se de uma metodologia que, além de reforçar conteúdos acadêmicos, estimula habilidades socioafetivas e criativas, tornando-se uma ferramenta valiosa no fazer pedagógico. Os resultados observados a partir da aplicação dessas atividades são positivos, evidenciados pela interação, emoção e participação ativa das crianças, o que demonstra um aprendizado de qualidade e uma vivência escolar mais rica e prazerosa.

Biografia do Autor

  • Fabiane Kipper, UFFS

    Graduanda em Pedagogia - Licenciatura. Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo/RS. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência- PIBID Pedagogia Alfabetização. E-mail: fabiane.kipper@hotmail.com

  • Marlete Dolores Rauber, UFFS

    Graduanda em Pedagogia - Licenciatura. Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo/RS. E-mail: marleterauber@yahoo.com.br

  • Cleusa Inês Ziesmann, UFFS

    Orientadora. Doutora em Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo/RS. E-mail: cleusa.ziesmann@uffs.edu.br

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Publicado

03-06-2025