UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS COMERCIAIS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR PARA A REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
Socioambiental, filmes comerciais, Ensino de ciênciasResumo
Um dos impasses da inserção da Educação Ambiental (EA) no currículo é a dificuldade de desenvolver estratégias pedagógicas que contribuam na inserção da EA de forma transversal no Ensino de Ciências. Esta pesquisa teve por objetivo realizar um estudo investigativo sobre a utilização das mídias comerciais da EA para verificar a potencialidade dos mesmos em problematizar e contextualizar as questões ambientais. Neste estudo de cunho qualitativo do tipo bibliográfico buscou-se em artigos da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA), entre 2019 a 2023, usando-se os descritores: “Educação Ambiental” e “Ciências”. Após, foi verificado a presença de ao menos um dos descritores: “filme, vídeo e/ou documentário”, ignorando a presença dos mesmos nas referências e notas de rodapé, bem como as mídias não comerciais, tendo por base as etapas de Bardin respectivas à análise de conteúdo. Foram encontradas cinco mídias. As quais, após analisadas quanto ao nível, também impulsionaram a elaboração de questionamentos, a exemplo da mídia: i) Bee Movie (Como o uso de pesticidas e a poluição afetam as abelhas e outros polinizadores? Como sua sobrevivência está sendo afetada pelo aquecimento global? Nível: Ensino Fundamental - EF); ii) Para onde foram as andorinhas? (Como a urbanização e a destruição de habitats afetam as populações de andorinhas? Nível: EF); iii) Como treinar o seu dragão (Qual é a importância do desenvolvimento sustentável? Qual é a importância da biodiversidade em um ecossistema? Nível: EF); iv) White Noise (Quais as consequências do vazamento de produtos químicos ao meio ambiente? Nível: Ensino Médio - EM) e v) Up: Altas aventuras (Quais são os desafios na conservação de áreas naturais? Como a urbanização afeta a preservação de habitats naturais? Quais são os impactos do desenvolvimento urbano no meio ambiente? Nível: EM). Evidenciou-se que a mesma mídia comercial pode abordar mais de uma temática ambiental (Saúde, poluição, contaminação da água, solo e ar, desmatamento, mudanças climáticas, agrotóxicos e biodiversidade). Com base na complexidade dos questionamentos, caracterizamos os filmes em níveis de ensino, esses que podem variar de nível, dependendo do aprofundamento das estratégias de ensino pelo professor na efetivação da ação com foco na EA. Portanto, as mídias comerciais relacionadas a EA auxiliam na construção do conhecimento com potencialidade para problematizar e contextualizar as questões ambientais. Salienta-se que as mídias comerciais podem ser trabalhadas tanto no EF quanto no EM. O que vai depender da complexidade que é questionada, refletida, discutida, avaliada, planejada e avaliada. Sendo assim, o uso de mídias comerciais com foco na EA é capaz de enriquecer a prática pedagógica com reflexões, quando a linguagem a ser explorada no contexto da situação prática. Assim entender que o ser humano não pode mais dominar a natureza na tentativa de controlar a mesma. É preciso estimular o senso crítico de temáticas atreladas ao contexto social, político, cultural, ético e ecológico por meio do uso de filmes comerciais com foco na EA. Enfim, necessita-se estreitar os laços entre identidade, cultura e natureza, pois é nesta que nos reencontramos com os demais seres vivos.