VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER E O ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Letícia Barbieri Martins, Rosemar Ayres dos Santos
  • Rosemar Ayres dos Santos UFFS
Palavras-chave: Questões de gênero, Temas transversais, Ensino de Física.

Resumo

A Violência Doméstica contra a Mulher (VDCM) é enfrentada por muitas pessoas do gênero feminino independente de classe social, crença religiosa, cultura ou status econômico. Isso ocorre devido à longa história em que as mulheres foram subjugadas pelos homens em suas famílias e a violência fora utilizada pelo gênero masculino como meio de controle e intimidação. Indícios de organização familiar tradicional que acarretou não somente na autoridade masculina no lar como também determinou o papel das mulheres diante da sociedade. Além disso, como tema transversal, ele transcende várias disciplinas, incluindo o Ensino de Ciências (EC). Este texto apresenta resultados de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) elaborado no curso de Licenciatura em Física, com objetivo de investigar se as pesquisas publicadas em periódicos da área de Ensino de Ciências discutem as questões de gênero e VDCM. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, do tipo ensaio teórico. Foram analisadas edições da Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), da Revista da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBIO) e da Revista Virtual de Química (RVQ). Não foram encontrados trabalhos relacionados à VDCM na RBEF e RVQ. Na SBENBIO nos deparamos com um quantitativo de 12 trabalhos que mencionam a VDCM, embora esse não seja o foco principal desses escritos. De modo geral essas obras discutem conteúdos relativos a educação sexual, gêneros e sexualidade, direitos humanos, corpo humano, gravidez indesejada e a presença das mulheres na ciência, fazendo breves menções à VDCM. Isto se justifica, eventualmente, pelo fato da área do Ensino de Biologia abraçar assuntos sociais e de saúde, em contrapartida as áreas de Química de Física não mostrar preocupação com as mesmas demandas. Dessa forma, percebe-se que estes discursos envolvendo a VDCM e o Ensino de Ciências ainda é novidade, pelo menos em artigos publicados. Por se tratar de um tema bastante emergente nos dias de hoje, esperávamos maiores discussões, ensejamos por meio desta revisão contribuir para maiores entendimentos e interesses envolvendo a temática.

Publicado
23-10-2023