DESAFIOS NO USO DO CHROMEBOOK NAS ESCOLAS NO PROCESSO DE ENSINO

  • Chrystian Pauczinski Roque Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosangela Inês Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: PIBID, Chromebook, Estudante, TDIC

Resumo

Nós pibidianos de uma escola pública participamos de diversas reuniões junto aos professores, nos sendo apresentado possíveis falhas da educação enfrentada pelos alunos no contexto escola. Nesse cenário, o uso do Chromebook nas escolas surgiu como uma opção, mas não está isenta de desafios. Após uma das reuniões nos foi dada a tarefa de criar uma apresentação com o objetivo de ensinar de maneira simples os alunos a utilizarem o Chromebook, pois muitos não entendiam suas funcionalidades básicas, mesmo tendo acesso ao dispositivo por alguns anos, o que deixa uma questão em aberta de como eles conseguiram estudar durante a pandemia mesmo não tendo compreendido o Chromebook. Neste relato de experiência, é discutido as dificuldades encontradas no uso do Chromebook e as preocupações relacionadas ao ensino decorrentes da pandemia. Para tanto, o objetivo, através de algumas aulas, foi auxiliar os alunos da escola a entenderem os conceitos, usos, limitações, a manusear corretamente, tirando as dúvidas referente ao Chromebook, os auxiliando a entender as atividades que os professores passavam para eles, resolvendo o problema do uso. Ou seja, uma das dificuldades e preocupações no uso do Chromebook nas escolas refere-se a necessidade de treinamento, pois a maioria dos professores da escola observada não tinham e nem tem conhecimento significativo com esse tipo de aparelho, então não conseguiam tirar as dúvidas dos alunos, o que coube a nós bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Fronteira Sul (FFS), Campus Cerro Largo a planejar uma apresentação. Para Tanto, embora o Chromebook seja uma ferramenta útil, é importante equilibrar o uso da tecnologia com outras formas de aprendizagem. A dependência excessiva do ensino online pode comprometer a capacidade dos alunos de desenvolver habilidades sociais, criatividade e resolução de problemas. Portanto, a dificuldade que os alunos tinham perante o uso do Chromebook poderiam foram amenizadas com a ajuda da nossa apresentação, além do mais foi uma atividade destinada a um ensino coletivo, podendo ser repassada a outros núcleos do PIBID, pois se trata de uma dificuldade cotidiana nas instituições de ensino onde as tecnologias estão presentes, ou deveriam estar, mas não ocorrem devido à falta de prática das escolas com a tecnologia. Portanto, a ação ligada com a participação de nós pibidianos na escola durante o período letivo ajudou em muito a escola a lidar com esse problema no ensino que vem sendo enfrentado, o que requer conhecimento perante o problema e manejo na escola. Enfim, o desempenho ao todo na instituição quanto ao uso da tecnologia, tanto para os discentes quanto para os docentes foi e está sendo superada.

Publicado
23-10-2023