DESAFIOS NO USO DO CHROMEBOOK NAS ESCOLAS NO PROCESSO DE ENSINO
Resumo
Nós pibidianos de uma escola pública participamos de diversas reuniões junto aos professores, nos sendo apresentado possíveis falhas da educação enfrentada pelos alunos no contexto escola. Nesse cenário, o uso do Chromebook nas escolas surgiu como uma opção, mas não está isenta de desafios. Após uma das reuniões nos foi dada a tarefa de criar uma apresentação com o objetivo de ensinar de maneira simples os alunos a utilizarem o Chromebook, pois muitos não entendiam suas funcionalidades básicas, mesmo tendo acesso ao dispositivo por alguns anos, o que deixa uma questão em aberta de como eles conseguiram estudar durante a pandemia mesmo não tendo compreendido o Chromebook. Neste relato de experiência, é discutido as dificuldades encontradas no uso do Chromebook e as preocupações relacionadas ao ensino decorrentes da pandemia. Para tanto, o objetivo, através de algumas aulas, foi auxiliar os alunos da escola a entenderem os conceitos, usos, limitações, a manusear corretamente, tirando as dúvidas referente ao Chromebook, os auxiliando a entender as atividades que os professores passavam para eles, resolvendo o problema do uso. Ou seja, uma das dificuldades e preocupações no uso do Chromebook nas escolas refere-se a necessidade de treinamento, pois a maioria dos professores da escola observada não tinham e nem tem conhecimento significativo com esse tipo de aparelho, então não conseguiam tirar as dúvidas dos alunos, o que coube a nós bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Fronteira Sul (FFS), Campus Cerro Largo a planejar uma apresentação. Para Tanto, embora o Chromebook seja uma ferramenta útil, é importante equilibrar o uso da tecnologia com outras formas de aprendizagem. A dependência excessiva do ensino online pode comprometer a capacidade dos alunos de desenvolver habilidades sociais, criatividade e resolução de problemas. Portanto, a dificuldade que os alunos tinham perante o uso do Chromebook poderiam foram amenizadas com a ajuda da nossa apresentação, além do mais foi uma atividade destinada a um ensino coletivo, podendo ser repassada a outros núcleos do PIBID, pois se trata de uma dificuldade cotidiana nas instituições de ensino onde as tecnologias estão presentes, ou deveriam estar, mas não ocorrem devido à falta de prática das escolas com a tecnologia. Portanto, a ação ligada com a participação de nós pibidianos na escola durante o período letivo ajudou em muito a escola a lidar com esse problema no ensino que vem sendo enfrentado, o que requer conhecimento perante o problema e manejo na escola. Enfim, o desempenho ao todo na instituição quanto ao uso da tecnologia, tanto para os discentes quanto para os docentes foi e está sendo superada.