OFICINA TEMÁTICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Caroline Rubi Rubi Cardoso Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Laura Trentin Pereira
  • Lucas de Oliveira
  • Patrícia Foletto
Palavras-chave: Ensino de Química, Oficina Temática, Química Inorgânica

Resumo

Tendo em vista os problemas de aprendizagem gerados pela pandemia de COVID-19, o Projeto de Extensão - Química para o ENEM promoveu uma oficina temática com alunos formandos do Ensino Médio, com o intuito de resgatar conceitos científicos da área da química relacionando-os com o cotidiano dos alunos. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar como essa oficina foi desenvolvida e aplicada para esses alunos. Nessa foram feitos experimentos dentro da Química Inorgânica relacionados ao meio ambiente, além de trabalhado questões de antigas edições do ENEM associadas aos experimentos. Apesar da pouca adesão dos alunos, pode-se notar através da fala dos participantes que esses notavam sua dificuldade em relacionar conceitos científicos com seu cotidiano, todavia, ao final na oficina, pode-se perceber maior confiança por parte dos estudantes em participar das discussões, além utilizarem exemplos do dia-a-dia para explicarem fenômenos químicos. 

Publicado
23-10-2023