DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM METODOLOGIAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA O CONTEXTO COLOMBIANO

  • Victória Santos da Silva UFFS
  • Roque Ismael da Costa Güllich
Palavras-chave: Reflexão Crítica, Estratégias de Ensino, Ensino de Ciências, América Latina

Resumo

O desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC) é imprescindível para que se possa pensar de uma forma racional e reflexiva, focado naquilo que se deve acreditar e fazer. Neste sentido, é indispensável o debate sobre o uso de Metodologias de Ensino (ME) que incentivem o desenvolvimento do PC na formação dos alunos, futuros cidadãos. Objetivamos investigar o potencial de desenvolvimento do PC nas principais ME utilizadas no contexto colombiano para ensinar Ciências. A presente pesquisa configura-se como uma pesquisa qualitativa em educação, de caráter documental  desenvolvida em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento e interpretação dos resultados. A partir dos dados analisados, percebemos que a ME que melhor promove o PC é a Pedagogia de Projetos, seguida por: ensino pela investigação, ensino por pesquisa/educar pela pesquisa, experimentação investigativa e resolução de problemas. Percebemos ainda que todas as ME analisadas podem promover o PC em Ciências, quando bem mediadas pelo professor.

Publicado
24-10-2023