CONSTRUIR E APRENDER: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICA DO DNA NO ESTÁGIO DE CIÊNCIAS

  • Victória Santos da Silva UFFS
  • Paula Vanessa Bervian Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Investigação-Formação-Ação, Atividade Prática

Resumo

O Estágio Supervisionado é essencial para a formação integral dos professores em formação inicial, pois facilita a formação destes futuros docentes, aproxima teoria da prática e permite vivenciar a experiência do ambiente de trabalho. Com isso, ao adentrar em sala de aula, percebi a necessidade de trazer Metodologias de Ensino (ME) que fogem do tradicional. Tivemos por objetivo identificar a compreensão de estudantes do 9º ano de uma escola localizada na cidade de Cerro Largo/RS, sobre a composição do DNA: fitas e bases nitrogenadas, como também avaliar seu nível de alfabetização científica baseada Investigação-Formação-Ação no Ensino de Ciências (IFAEC). Nesse sentido, a discussão desse relato será voltado para dois âmbitos: i) a compreensão de cada estudante; e ii) o olhar do professor em formação inicial. Com isso, acredito que a prática pode sofrer modificações a partir da abordagem, oportunizando o estudante ser protagonista de seu conhecimento e instigando a investigação científica por meio da disponibilidade de diferentes ferramentas de busca sobre o conteúdo como: a indicação de sites, livros, vídeos, artigos de divulgação científica, entre outros.

Publicado
24-10-2023