REPRESENTAÇÕES MENTAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE PONTO DE EBULIÇÃO DE HIDROCARBONETOS ALIFÁTICOS

  • Miqueias Castro Silva UFFS
  • Ângela M. Durand Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Patrícia Foletto Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo/RS
Palavras-chave: Modelos Conceituais, Química orgânica, Ensino-Aprendizagem

Resumo

Compreender os conceitos científicos é essencial no âmbito do Ensino de Ciências, pois servem como ferramentas para interpretar e interagir com o mundo. Os conceitos científicos fornecem fundamentos para compreender a natureza e suas leis. Pensando-se nisso, no âmbito de um curso de graduação de Engenharia Ambiental e Sanitária, dominar os princípios químicos e das propriedades físicas dos compostos orgânicos é crucial para lidar com desafios ambientais e de sustentabilidade. Por outro lado, uma das maiores dificuldades encontradas pelos graduandos é justamente a abstração dos conceitos científicos, em especial das matérias atreladas à Química, fato este que corrobora para que o ensino e a aprendizagem tenham inúmeras lacunas. Os hidrocarbonetos alifáticos são exemplos com aplicações industriais, mas seu uso inadequado prejudica o meio ambiente. A compreensão dos pontos de ebulição desses compostos é essencial na gestão ambiental. Modelos mentais são teorias psicológicas que auxiliam na compreensão de como as pessoas representam e raciocinam sobre o mundo. Investigar os modelos mentais dos estudantes em relação aos hidrocarbonetos alifáticos é o objetivo deste trabalho, por um teste didático, buscando entender como eles assimilam esses conhecimentos.

Publicado
24-10-2023