USO DO SOFTWARE SUPERLOGO NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA

  • Lavínia Mello Ferreira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Letícia Scherer Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Denize Ivete Reis
Palavras-chave: Teorema de Pitágoras, Ensino, Geometria

Resumo

Esse relato se origina através de um trabalho realizado no CCR de geometria Plana realizado no curso de Matemática Licenciatura, na Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, campus Cerro Largo. Foram escolhidos artigos de pesquisa que abordassem práticas para o ensino da Geometria nos anos finais do ensino fundamental. A prática abordada nesse trabalho foi baseada no artigo: “Construções em Geometria Euclidiana Plana: as perspectivas abertas por estratégias didáticas com tecnologias” ³, onde se trabalha o software Superlogo para o ensino e visualização do Teorema de Pitágoras. O software consiste em uma tela branca, com uma tartaruga no centro. Existem os comandos que movem a tartaruga, para a direita, para a esquerda, para frente, para trás. Deve-se escolher quantos passos a tartaruga dá, quantos graus ela vira para os lados, assim, podemos movimentá-la e criar formas. Um exemplo dessa prática foi construir um quadrado de lados medindo 200 passos de tartaruga, com os vértices medindo 90°. Após desenhar o quadrado, o que se pedia era calcular a diagonal desse quadrado. Para isso, foi necessário aplicar o Teorema de Pitágoras. Também foi calculada a altura do triângulo equilátero, aplicando o mesmo teorema. A prática com o Superlogo também pode ser muito útil para que os alunos trabalhem as medidas de ângulo, visualizando as construções geométricas, os ângulos internos de um triângulo, de um quadrado, entre outras muitas possibilidades, em um software que foi criado a mais de 20 anos. Durante a discussão após a prática, que foi feita com os demais colegas, concluímos que o software SuperLogo, pode ser sim uma ótima ferramenta para ensino da Geometria Plana, pois o aluno pode visualizar os conteúdos antes já consolidados em sala de aula, muitas vezes fazendo com que o mesmo se interesse pelo que está aprendendo, já que, hoje em dia, uma boa parte dos alunos está antenada no mundo da tecnologia. A presença da tecnologia na vida dos alunos pode se tornar uma aliada com aplicativos e softwares educativos que instigam a pensar, despertando curiosidade, fazendo com que o aluno se torne o protagonista do seu aprendizado dentro da escola, com o auxílio do professor.
Publicado
24-10-2023