RELATO DE EXPERIÊNCIA: PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE EXTENSÃO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES E ESTUDANTES

  • Aleff Rocha Anisio Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Richard Vinicius Santana da Silva
  • Neusete Machado Rigo
Palavras-chave: Educação, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Formação de Professores, Extensão universitária, Diversidade

Resumo

A formação continuada de professores é uma forma de melhorar a qualidade de ensino. Cada vez mais a escola precisa repensar sua metodologia educacional, considerando as mudanças que a sociedade vem passando desde a democratização do ensino. É válido destacar que muito se fala sobre a importância da formação continuada dos profissionais de ensino e algumas iniciativas têm sido apresentadas para atender a todos os educandos com qualidade, em respeito à diversidade humana. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de extensão realizada no I semestre/2023, envolvendo vários cursos de graduação. Trata-se do “Programa de Formação Pedagógica para Professores e Estudantes da Educação Básica: currículo, conhecimento e cultura” o qual é formado por três projetos, a citar: Projeto 1 - Ciclo de Oficinas sobre Diversidade no Currículo Escolar; Projeto 2: Formação Continuada de Professores para a Diversidade; e Projeto 3: Divulgação e Compreensão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O primeiro e segundo projetos são vinculados ao componente curricular (CCR) “Temas Contemporâneos e Educação”, integrante do Domínio Conexo dos cursos de licenciatura. As temáticas abordadas foram: gênero e sexualidade; educação e saúde; direito humanos; diversidade étnico-racial e racismo. Esses temas foram distribuídos entre os licenciandos de acordo com seus interesses e afinidades, organizados em grupos, podendo abordá-los através da metodologia do projeto 1 e/ou 2. No projeto 1 a abordagem foi desenvolvida em quatro turmas do 6º ao 9º de uma escola pública de ensino fundamental do município de Cerro Largo/RS. Destaca-se que as oficinas foram planejadas durante as aulas do CCR “Temas Contemporâneos e Educação”, e protagonizadas com o acompanhamento da professora do CCR. As atividades do projeto 2 foram desenvolvidas em encontros que reuniram professores e licenciandos. Foram executados cinco encontros de modo presencial (UFFS) e on-line  para proporcionar a participação dos professores da educação básica. As escolas convidadas foram aquelas que acolheram os/as licenciandos/as para a realização do Projeto 1. O terceiro projeto visava divulgar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável através de grupos que estudem um dos objetivos e multipliquem os conhecimentos junto à comunidade em geral. Durante as aulas do CCR “Meio Ambiente, Economia e Sociedade”, os licenciandos se organizaram em grupos e juntamente com a professora/coordenadora do projeto, planejaram a execução da atividade junto à comunidade. Os resultados do programa foram positivos tanto pela participação da comunidade acadêmica e público externo (aproximadamente 220 participantes) em mais de 15 oficinas realizadas em instituições diversas, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural e científico.

Publicado
24-10-2023